Mapeamento dos programas stricto sensu da Região Norte voltados para a formação de pesquisadores(as) que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.9974Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Superior, Pós-Graduação, Stricto SensoResumo
Este mapeamento consiste em uma investigação no campo da Educação Matemática com o objetivo de conhecer os programas de mestrados e doutorados existentes na Região Norte e relacionados na Área de Ensino da Capes. Nesse sentido, verifica-se como estão distribuídos os Programas de Pós-Graduação (PPG) que buscam a formação de pesquisadores com foco no ensino e na aprendizagem matemática na Região Norte do Brasil. Para isso, capturaram-se e analisaram-se dados da Plataforma Sucupira em março e abril de 2022, compreendendo esses programas ‒ cujas informações foram sintetizadas em quadros e gráficos ‒ e suas modalidades de atuação, fossem eles em caráter acadêmico ou profissional. Os dados levantados foram analisados na perspectiva do mapeamento de pesquisa. A busca inicial resultou em 282 programas na Região Norte, e, posteriormente, em uma busca refinada com foco na área de ensino, reduziu-se esse número para 13 PPG ‒ dois deles com forte atuação na formação de professores na Região Norte, por estarem consolidados como programas há alguns anos em seus respectivos estados, Amazonas e Pará. O estudo apresenta o cenário atual envolvendo os programas na Região Norte, pequeno se comparado com as regiões Sul e Sudeste. Porém, é percebido um crescimento e fortalecimento desses programas desde o início das expansões das Instituições de Ensino Superior na virada do milênio e muitos deles são voltados para a Educação Matemática, principalmente na área de ensino de Ciências e Matemática, e, assim, podem atender à demanda principal de qualificação da Região Norte nos cursos de Pedagogia e Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.
GONCALVES, T. O.; SILVA, I. M. da. Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina Matemática: principais tendências. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 ‒ 2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016. p. 293-318.
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 ‒ 2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Silva Fonseca, Marcelo Almeida Bairral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.