Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.9884

Palavras-chave:

Educação financeira, Matemática Financeira, consumo

Resumo

Na sociedade de consumo atual, em que o marketing atua de forma agressiva junto aos avanços tecnológicos dos meios de comunicação, que avultam a complexidade dos serviços financeiros, a educação financeira passa a ser algo indispensável para que os indivíduos tenham qualidade de vida. Entretanto, a interdisciplinaridade desse tema exige, como condição para que se tenha um controle das finanças pessoais, tanto um conhecimento prático de conceitos econômicos, mas sobretudo, um conhecimento teórico, no que se refere a competências e habilidades necessárias nas transações financeiras que a vida exige. Nesse sentido, a Matemática assume um importante e necessário papel, dado a sua ampla aplicabilidade nesse campo. Aventando sobre esta necessidade e não suficiência, para que um indivíduo possa ser educado financeiramente, pretende-se nesse texto fazer uma breve discussão da importância da Matemática na educação financeira dos indivíduos, considerando uma experiência obtida em uma oficina realizada pelo projeto de extensão “Educação Financeira: Matemática, Economia e Cidadania” da Universidade Estadual de Londrina para um grupo de mulheres, participantes das atividades da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Londrina. A experiência obtida provocou-nos várias reflexões a respeito deste tema demonstrando o quão importante é o seu tratamento nas diversas esferas da sociedade, essencialmente àqueles mais desprovidos de recursos financeiros.

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Biografia do Autor

Regina Célia Guapo Pasquini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1990), especialização em Matemática (1994) pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática e Seus Conhecimentos Filosóficos Científicos, principalmente em história da matemática e formação de professores de matemática.

Nikolas Pereira Vitor, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de graduação do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Membro do grupo EFmatEC. 

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

PASQUINI, R. C. G.; VITOR, N. P. Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–18, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.9884. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência