Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.9884Palavras-chave:
Educação financeira, Matemática Financeira, consumoResumo
Na sociedade de consumo atual, em que o marketing atua de forma agressiva junto aos avanços tecnológicos dos meios de comunicação, que avultam a complexidade dos serviços financeiros, a educação financeira passa a ser algo indispensável para que os indivíduos tenham qualidade de vida. Entretanto, a interdisciplinaridade desse tema exige, como condição para que se tenha um controle das finanças pessoais, tanto um conhecimento prático de conceitos econômicos, mas sobretudo, um conhecimento teórico, no que se refere a competências e habilidades necessárias nas transações financeiras que a vida exige. Nesse sentido, a Matemática assume um importante e necessário papel, dado a sua ampla aplicabilidade nesse campo. Aventando sobre esta necessidade e não suficiência, para que um indivíduo possa ser educado financeiramente, pretende-se nesse texto fazer uma breve discussão da importância da Matemática na educação financeira dos indivíduos, considerando uma experiência obtida em uma oficina realizada pelo projeto de extensão “Educação Financeira: Matemática, Economia e Cidadania” da Universidade Estadual de Londrina para um grupo de mulheres, participantes das atividades da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Londrina. A experiência obtida provocou-nos várias reflexões a respeito deste tema demonstrando o quão importante é o seu tratamento nas diversas esferas da sociedade, essencialmente àqueles mais desprovidos de recursos financeiros.
Downloads
Métricas
Referências
ASSAF, N. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 2012.
BANCO DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. 72 p.
Acesso em: 22 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Brasil no PISA 2015: sumário executivo. Brasília, 2015.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoesinternacionais/Pisa/documentos/2016/Pisabrasil2015sumárioexecutivo.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.
CNDL/SPC BRASIL. 8 em cada 10 inadimplentes sofreram impacto emocional negativo por conta das dívidas, revela pesquisa CNDL/SPC. Brasil. 2020.
Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas . Acesso em: 20 nov. 2022.
DUARTE, P. C. X. et al. Matemática Financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. Nucleus, v. 9, n. 1, p. 195-208, 2012. Disponível em https://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/issue/view/40/showToc Acesso em: 10 nov. 2022.
FARIAS, R. Educação Financeira no Ensino de Matemática para Anos Finais do Ensino Fundamental: uma proposta. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Matemática – Mestrado Profissional, Londrina, 2020. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=rosineia+farias&titulo=&polo=. Acesso em: 20 nov. 2022.
HOFMANN, R. M.; MORO, M. L. F. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, v. 20, n. 2, p. 37-54, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/issue/view/1219. Acesso em: 15 out. 2022.
LIMA, C. B.; SÁ, I. P. Matemática financeira no ensino fundamental. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 1, p. 34-43, 2010. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/TECCEN/article/view/240. Acesso em: 15 out. 2022.
MUNIZ, I. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/editoracao.html . Acesso em 22 nov. 2022.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SANTOS, D. B.; GALLUCCI NETTO, H. Analfabetismo financeiro e histórico de crédito do cliente. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, p. 421-436, 2020. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/58082/analfabetismo-financeiro-e-historico-de-credito-do-cliente-. Acesso em: 20 nov. 2022.
TERRADAS, R. D. A importância da interdisciplinaridade na educação matemática. Revista da Faculdade de Educação, v. 16, n. 2, p. 95-114, 2011. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3901/3094. Acesso em: 25 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Regina Célia Guapo Pasquini, Nikolas Pereira Vitor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.