O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS

REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • José Ronaldo Alves Araújo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3393

Palavras-chave:

Percurso Investigativo, GeoGebra, Objetos Estatísticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma investigação em desenvolvimento, sobre o estudo de objetos estatísticos mediados pelo GeoGebra. A utilização de recursos tecnológicos para o ensino e a aprendizagem, que têm possibilitado o acesso a recursos favoráveis à construção de conhecimentos, é situado o ensino de estatística, considerando o aspecto curricular, que se refere aos recursos tecnológicos como um meio para o ensino de objetos de conhecimento e sua utilização está direcionada para o desenvolvimento de habilidades relativas a esses objetos de conhecimento. Sob uma perspectiva das abordagens de ensino, este relatório aponta para o Instrucionismo e o Construcionismo, como abordagens que podem direcionar para qual relação o estudo utilizando tecnologias pode favorecer. Atendendo a uma demanda curricular, a de promover o ensino da estatística, nas escolhas metodológicas deste percurso de investigação, há uma sinalização para a proposição de atividades que sejam desenvolvidas a partir de conhecimentos preliminares, sob análises a priori, para que, além da aplicação, seja possível tecer análises a posteriori dessas atividades. Na utilização dos recursos tecnológicos como suporte, a discussão se aporta no GeoGebra que, por meio de suas múltiplas janelas de representações de dados, emerge com uma vantagem didática ao ensino da estatística. Os resultados obtidos evidenciam que, a respeito da vantagem didática, um aspecto a se considerar é que as representações dos dados contribuem no poder de argumento acerca do objeto de estudo, isso tem a ver com as propriedades desse objeto e sua relação com os dados de origem em uma situação didática.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

ARAÚJO, J. R. A. O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 59–70, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3393. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3393. Acesso em: 23 dez. 2024.