O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS

REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • José Ronaldo Alves Araújo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3393

Palavras-chave:

Percurso Investigativo, GeoGebra, Objetos Estatísticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma investigação em desenvolvimento, sobre o estudo de objetos estatísticos mediados pelo GeoGebra. A utilização de recursos tecnológicos para o ensino e a aprendizagem, que têm possibilitado o acesso a recursos favoráveis à construção de conhecimentos, é situado o ensino de estatística, considerando o aspecto curricular, que se refere aos recursos tecnológicos como um meio para o ensino de objetos de conhecimento e sua utilização está direcionada para o desenvolvimento de habilidades relativas a esses objetos de conhecimento. Sob uma perspectiva das abordagens de ensino, este relatório aponta para o Instrucionismo e o Construcionismo, como abordagens que podem direcionar para qual relação o estudo utilizando tecnologias pode favorecer. Atendendo a uma demanda curricular, a de promover o ensino da estatística, nas escolhas metodológicas deste percurso de investigação, há uma sinalização para a proposição de atividades que sejam desenvolvidas a partir de conhecimentos preliminares, sob análises a priori, para que, além da aplicação, seja possível tecer análises a posteriori dessas atividades. Na utilização dos recursos tecnológicos como suporte, a discussão se aporta no GeoGebra que, por meio de suas múltiplas janelas de representações de dados, emerge com uma vantagem didática ao ensino da estatística. Os resultados obtidos evidenciam que, a respeito da vantagem didática, um aspecto a se considerar é que as representações dos dados contribuem no poder de argumento acerca do objeto de estudo, isso tem a ver com as propriedades desse objeto e sua relação com os dados de origem em uma situação didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABAR, C. A. A. P. Educação Matemática na Era Digital. Unión Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28, 2011.

ARAÚJO, J. R. A. Uma proposta de atividades para o ensino de Medidas de Tendência Central com apoio do GeoGebra. Revista de Produção Discente em Educação Matemática., v.7, p.69 - 81, 2018a.

ARAÚJO, J. R. A. Atividades para o estudo das Medidas de Tendência Central: uma proposta com o apoio do GeoGebra. 2018. 141 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudo Pós-Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018b.

ARAÚJO, J. R. A.; ABAR, C. A. A. P. Contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática para o estudo das Medidas de Tendência Central. Educação Matemática Debate., v.3, p.282 - 302, 2019.

ARTIGUE, Michèle. Ingenería didáctica. In: ARTIGUE, M.; DOUADY, R.; MORENO, L. (Orgs.). Ingeniería Didáctica en Educación Matemática Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Una empresa docente ® & Grupo Editorial Iberoamérica, S.A. de C.V., 1995. p. 25-60.

BATANERO, C. Significado y Comprensión de las Medidas e Posición Central. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, UNO, 2000, 25, 41-58.

BEN-ZVI, D.; FRIEDLANDER, A. Statistical thinking in a technological environment. In GARFIELD J. B.; BURRILL, G. (Eds.), Research on the role of technology in teaching and learning of statistics. Voorburg, the Netherlands: International Statistical Institute., 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BORTOLOSSI, H. J. O Uso do Software gratuito GeoGebra no Ensino e na Aprendizagem de Estatística e Probabilidade. VIDYA, v. 36, n. 2, p. 429-440, jul./dez., 2016 - Santa Maria, 2016. ISSN 2176-4603

BROUSSEAU, G. Fundamentos y métodos de la didáctica de las Matemáticas. Traduzido de Foundaments et méthods de la didactique des Mathemaques. Researches em Didactique, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

BURRILL, G. Statistics Education and the Role of Technology. 2012. Disponível em <http://math.unipa.it/~grim/EBurrill95-104.PDF>. Acesso em 08 de agosto de 2020.

CASTRO, J. B.; CATRO FILHO, J. A. Desenvolvimento do pensamento estatístico com suporte computacional. Educação Matemática em Pesquisa, 17 (5), pp. 870-896. 2015. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24999> Acesso em 03 de agosto de 2020

FEY, J. T. Technology and Mathematics Education: A Survey of Recent Developments and Important Problems. Educational Studies in Mathematics. Information Technology and Mathematics Education. Vol. 20, n. 3, p. 237-272, Aug., 1989.

FRIOLANI, L. C. O Pensamento Estocástico nos livros didáticos do Ensino Fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), São Paulo.

GIORDANO, C. C.; ARAUJO, J. R. A.; COUTINHO, C. Q. S. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. REVEMAT., v.14, p.1 - 20, 2019.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003.

LEMOS, M. P. F. O Desenvolvimento Profissional de Professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental em um Processo de Formação para o Ensino de Medidas de Tendência Central. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP). São Paulo.

LÉVY, P. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1ª. ed. São Paulo: Editora 34, 208 p. 1993.

LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (Orgs.) Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2010.

MORAIS, T. M. R. Um estudo sobre o Pensamento Estatístico: Componentes e Habilidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), São Paulo.

RIBACIONKA, M. C. S. Uma proposta de WebQuest para a introdução ao letramento estatístico dos alunos da EJA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), São Paulo.

VALENTE, J. A. Informática na educação: como, para que e por quê. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, nº. 1, 2001. Disponível em: <http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/viewFile/7/6>. Acesso em 02 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

ARAÚJO, J. R. A. O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 59–70, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3393. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3393. Acesso em: 28 mar. 2024.