ESTÁGIO DOCÊNCIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I

  • Tiely Virginio da Hora Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liliane dos Santos Gutierre

Resumo

Nesse artigo, apresentaremos parte da nossa pesquisa, que se iniciou em agosto de 2018, quando fomos contemplados com uma bolsa de Iniciação Científica (IC) e desde então passamos a frequentar o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo geral é analisar como se deu o estágio à docência, no período de 2008 a 2018, de estudantes de Pós-Graduação que participaram do Programa de Assistência à Docência na Graduação (PADG), atuando na disciplina de Cálculo I e suas variações, nos cursos de Graduação da UFRN, no campus Natal. A pesquisa se dará por meio de uma pesquisa documental (SÁ-SILVA, 2009). A pesquisa ainda está em andamento, entretanto, já iniciamos nossa coleta de dados, por meio do site www.sigaa.ufrn.br e visualizamos que a UFRN, campus Natal, tem 84 (oitenta e quatro) cursos na modalidade presencial e 10 na modalidade a distância. Desses, há 37 (trinta e sete) da modalidade presencial e 4 (quatro) da modalidade à distância que possuem, em sua estrutura curricular, uma disciplina cuja ementa possui derivação e integração de funções reais de uma variável real. Temos na referida instituição cadastrada 127 cursos de Pós-Graduação na modalidade stricto sensu, destes cursos buscamos os que tiveram os estagiários ministrando a disciplina de Cálculo I para poder analisar seus relatórios. Por fim, consideramos importante divulgar esses resultados, que também foram apresentados no II Seminário do GPEP, realizado no campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto/PB, uma vez que, em breve, apresentaremos os resultados finais.

Publicado
2019-04-30