A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.5605

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Educação Matemática, Autonomia do estudante

Resumo

A Educação Matemática convencional, na maioria das vezes, priva os discentes de desenvolverem habilidades importantes para a atuação na sociedade do século XXI como a autonomia, a criatividade e o senso crítico. O ensino através da Resolução de Problemas se configura como uma possibilidade para sanar as rupturas no ensino convencional da Matemática. Com o objetivo de analisar como o ensino através da Resolução de problemas influencia na autonomia dos estudantes, foi realizada uma pesquisa com 35 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual Pública localizada na cidade de Patos, na Paraíba Como resultados, podemos verificar que essa metodologia instiga os estudantes a agir de maneira autônoma, colocando estes como protagonistas na construção de seu próprio conhecimento, visto que os estudantes raciocinaram, acionaram seus conhecimentos prévios e organizaram suas ideias a fim de produzirem soluções pessoais para os problemas aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luan Paulino da Costa, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática. Possui interesse na área de pesquisa da Educação Matemática, no ramo do ensino através da Resolução de Problemas.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas?. In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M.; (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35 – 52.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p. 107 – 119.

MELO, M.C.P de. A Resolução de Problemas: uma metodologia ativa no ensino da Matemática para a construção dos conteúdos de “Potenciação e Radiciação” com alunos do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas: para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: Nacional concil of teachers of mathematics, 2000.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas – SP: Papirus, 2014.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas: para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

COSTA, L. P. da. A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 01–12, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.5605. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5605. Acesso em: 25 abr. 2024.