Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7472

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Vitor da Silva, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Denysson Bruno Farias da Silva , Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

João Ferreira da Silva Neto , Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021); Mestre em Educação Matemática e Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); possui Especialização em Programação do Ensino da Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE- (2000); é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (1998). Atualmente, é professor assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e professor de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Macedo, escola pública de ensino básico. Tem experiência em Educação Matemática, com ênfase na área de Prática Docente e Formação de Professores de Matemática. 

Referências

ABREU, B. M. Inclusão e acessibilidade em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, mai. 2020. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23705. Acesso em: Acesso em: 05 de out. 2021.

BARDIN, L. L’ Ére logique. Paris: Robert Laffont, 1977

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde - CNS. Recomendações Conselho Nacional de Saúde, Nº 022, 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns. Acesso em: 08 de out. 2021.

CAMPOS, L. H.; SILVA, M. R. R..; CHICON, P. M. M.; SCHUCH, R. R.; QUARESMA, C. R. T.; TELOCKEN, A. V.; ANTONIAZZI, R. L. Utilização de ferramentas google para auxiliar na produtividade do ensino/aprendizagem entre discentes e docentes. XXIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: encurtador.com.br/pRT13. Acesso em: 05 de out. 2021.

DORNELES, D. M. A formação do professor para o uso das Tics em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre. Texto livre, linguagem e tecnologia, v.5, n.2, p. 71-87, 2012.

FERREIRA, A. A. O computador no processo de ensino-aprendizagem: da resistência à sedução / The computer in the teaching-learning process: of the resistance to seduction. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 65–76, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8587. Acesso em: 7 out. 2021.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do Conteúdo. 3 ed. Brasília. Ed. Liber, 2008.

FRIZON, V.; LAZZARI, M. B.; SCHWABENLAND, F. P.; TIBOLLA, F. R. C. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. 2015. Disponível em: https://docero.com.br/doc/es81v0c. Acesso em 09 de set. 2021.

LEAL, P. S. A educação diante de um novo paradigma: Ensino a distância (EAD) veio para ficar! Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 41-43, 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/44. Acesso em: 03 de set. 2021.

MAGALHÃES, C. A.; MARTINS, C. O.; ARRUDA, K. S.; SANCHES, J. P. S. Mudanças e adaptações feitas no estudo ead em época de pandemia e suas implicações. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/185. Acesso em: 05 de out. 2021.

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; RIOS, R. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v. 3, n. 1, maio, 2005. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

MIRANDA, K. K. C. O.; LIMA, A. S.; OLIVEIRA, V. C. M.; TELLES, C. B. S. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió, outubro, 2020.

PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.p.250/263.Disponível em: https://alb.org.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/PerezGeraldo. htm. Acesso em: 04 set. 2021.

SÁ, A. L.; NARCISO, A. L. C.; NARCISO, L. C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://nasnuv.com/ojs2/index.php/CILTecOnline/article/view/844. Acesso em: 7 out. 2021.

SANTOS, J. E. B.; ROSA, M. C.; SOUZA, D. S. O ensino de matemática online: Um cenário de reformulação e superação. Revista Interacções, n. 55, p. 165-185, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20894. Acesso em: 09 de set. 2021.

SILVA, L. G. A utilização do WhatsApp como uma ferramenta pedagógica para o ensino de matemática. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió, outubro, 2020. Disponível:< https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67879>. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B.; BIGOLIN, N. M. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente. Belo Horizonte: Poisson, 2020.

SOUZA JÚNIOR, J. L. Dificuldades e desafios do ensino da matemática na pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba, Licenciatura em Matemática, João Pessoa, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em educação. 18ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

SILVA, J. V. da; SILVA , D. B. F. da; SILVA NETO , J. F. da. Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–12, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7472. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.