DESCARTES E O PROBLEMA DE PAPPUS

Autores

  • JOÃO BOSCO PITOMBEIRA DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.4212

Palavras-chave:

René Descartes; Discours de la Méthode; La Géométrie; problema de Pappus; geometria analítica.

Resumo

Este trabalho apresenta a solução do problema de Pappus por Descartes em seu La Géométrie, de 1637, embora ele já o tivesse resolvido em torno de 1632. Para isso, expomos, inicialmente, os preliminares de que Descartes necessitava para resolvê-lo, no Livro I de seu La Géométrie. Pappus tinha resolvido o problema no caso de 3 e 4 retas, e afirmou que nos casos com mais retas se obtinha, também, um lugar geométrico. Descartes não só resolve explicitamente o problema para 4 retas, mas indica quais são as soluções para os casos com mais retas. Os pré-requisitos para a solução do problema de Pappus consistem na construção de uma “álgebra de segmentos de retas”, haja vista que Descartes afirma, logo no início de seu livro, que todo problema de geometria pode se reduzir ao estudo de alguns segmentos, estabelecendo relações entre eles. Essa álgebra de segmentos ensina como se somam, multiplicam e dividem segmentos, e como se extraem suas raízes quadradas. A solução de Descartes é uma aplicação brilhante de seu método para resolver problemas, exposto em seu Discours de la Méthode, do qual o La Géométrie é um apêndice. Com a resolução desse problema, Descartes pretende mostrar que seu método para atacar racionalmente problemas pode resolver, como ele afirma, qualquer problema de geometria. A resolução do problema de Pappus para qualquer número de retas mostrou claramente a força do método analítico de Descartes. Como Descartes se via como geômetra, ele está fazendo geometria em seu livro e não álgebra, ele constrói, posteriormente, o lugar geométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bos, H. J. M.. On the representation of curves in Descartes’ Géométrie. Archive for History of Exact Sciences, 24 (1981) pp. 295-338.
Fauvel, John and Gray, Jeremy. The History of Mathematics – a Reader. London: The MacMillan Press, 1990.
Guinsburg, J; Romano, Roberto e Cunha, Newton (orgs.). Descartes: Obras Escolhidas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Magno, Lucicleia Chagas; Souza, Ruan Wenderson de Oliveira e Charquiam, Miguel. Pappus de Alexandria: contribuições à matemática. Boletim Cearense de Educação Matemática e História da Matemática. Fortaleza, 8(20), pp. 8-17, 2020
Smith, David Eugene e Latham, Marcia L. (trads.). The Geometry of René Descartes. New York: Dover, 1954.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

DE CARVALHO, J. B. P. DESCARTES E O PROBLEMA DE PAPPUS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 71–81, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.4212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4212. Acesso em: 29 mar. 2024.