Considerações sobre o estudo das curvas no século XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10850

Palavras-chave:

História da Matemática, Curvas Geométricas, Curvas Mecânicas, Geometria Análitica

Resumo

Neste estudo discutimos brevemente algumas particularidades do estudo de curvas do século XVII que, possivelmente, conduziram ou influenciaram a elaboração de uma grande área de estudos matemáticos que conhecemos hoje por Geometria Analítica e que posteriormente serviram como base para o desenvolvimento Cálculo Diferencial e Integral por Isaac Newton e seus contemporâneos. Nosso interesse por esse estudo floresceu durante uma pesquisa anterior intitulada “Um estudo sobre o Cálculo de Fluxões de Isaac Newton” em que foram apresentados alguns desdobramentos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral entre os séculos XVII e XVIII. Esse estudo nos apresentou alguns questionamentos direcionados ao estudo das curvas do século XVII. Assim, por entender que Isaac Newton e seus pares tiveram como base, para suas investigações matemáticas, alguns dos estudos de René Descartes direcionamos este trabalho para compreender melhor o estudo de curvas. Por isso temos como objetivo apresentar algumas particularidades entre curvas geométricas e curvas mecânicas propostas por Descartes no século XVII em sua obra A Geometria de 1637 bem como em leituras secundárias que abordam o contexto desse século. Respaldados metodologicamente por Folscheid e Wunenburguer dialogamos com os textos no sentido de evitar anacronismos durante nossa investigação. Como resultado, o estudo das curvas, proposto por Descartes, nos conduziu a compreender que esse estudo não se limitou apenas a um estudo puramente matemático, mas também físico com vistas a compreensão de alguns fenômenos que não poderiam ser observados a olho nu. Desse modo concluímos que a classificação de curvas, deixada por Descartes, além de colaborar para o florescimento da Geometria Analítica também serviu como base para o estudo dos movimentos realizado por Isaac Newton.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz de Almeida Zeferino Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutorando em Educação Matemática pela PUC - SP (2022). Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC - SP - (2021); Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Nove de Julho (2018); Pós - Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Nove de Julho - (2019); Pós - Graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista (2021); Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Thomas Edson (2013). Experiência na área de Elétrica, Cálculo Diferencial e Educação Matemática.

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), graduação em Jornalismo não concluindo pela Universidade Católica de Santos (1972), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq O elementar e o superior em matemática e vice-lider do grupo PEA-Mat, Processos de Ensino e Aprendizagem em Matemática, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando, principalmente, nos temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática. https://orcid.org/0000-0002-1249-8091

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Publicado

2023-10-28

Como Citar

ZEFERINO JUNIOR, J. L. de A.; SILVA, M. J. F. da. Considerações sobre o estudo das curvas no século XVII. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–16, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10850. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10850. Acesso em: 22 dez. 2024.