Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8311

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Operações fundamentais, Algoritmos aritméticos

Resumo

As operações fundamentais da aritmética estão presentes no cotidiano das pessoas que têm uma forma específica de realizá-las, seja por meio de ferramentas eletrônicas, por meio de cálculos mentais ou com o auxílio de papel e caneta utilizando algoritmos muitas vezes ensinados na escola ou fora dela. Entretanto, tradicionalmente, a escola tem ensinado algoritmos específicos para cada uma das operações fundamentais e muitas vezes outros algoritmos não apenas não são ensinados, como também o seu uso é desestimulado. Este trabalho tem como principal objetivo investigar como estudantes da EJA têm aprendido e utilizado as operações fundamentais da aritmética fora da escola, bem como quais técnicas utilizam. Além disso, busca-se entender qualitativamente o quão significativo e efetivo tem sido a aprendizagem dos algoritmos de operações fundamentais na escola. Para isso, o estudo foi embasado na coletânea Na vida dez, na escola zero (CARRAHER, CARRAHER, SCHLIEMANN, 1995), recorrendo à combinação do método clínico-piagetiano com a observação participante. Foi observado a recorrência do uso dos algoritmos aprendidos na escola ao se fazer cálculos mentais durante atividades cotidianas como compras em supermercados observando-se assim a grande familiaridade dos participantes com as técnicas escolares.

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Biografia do Autor

Róbson Lousa Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2016), licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2019) e Especialização em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão (2022). Atualmente é doutorando em matemática da Universidade Federal de Goiás.

Aline Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Colaboradora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO/IRATI. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2017). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Uninter (2022). Possui Especialização em Ensino de Escolas em Tempo Integral pela Faculdade Eficaz (2018). Possui Especialização em Docência no Ensino Superior e Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2020). Experiência como docente na rede Pública e Privada de Ensino do Estado do Paraná, atuando no Ensino de Matemática, Ciências, Física e Química. Experiência como Professora Formadora no Curso de Pedagogia da Unicesumar EAD, atuando no Ensino de Estatística Aplicada à Educação Básica, experiência na Mediação dos Cursos de Pós-graduação EAD da Unicesumar e na orientação de TCC dos alunos de Pós-graduação EAD da Unicesumar. Atuou como Professora Orientadora do Curso de Especialização em Educação Matemática do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. 

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

SANTOS, R. L.; OLIVEIRA, A. A. de. Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 01–18, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8311. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311. Acesso em: 27 dez. 2024.