Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442Palavras-chave:
Arquimedes, História da Matemática, Livro Didático, Problema históricoResumo
Esta pesquisa apresenta uma análise da resolução do problema histórico conhecido como a coroa de ouro de Arquimedes, o qual é proposto em alguns livros didáticos de matemática. Seu propósito é examinar o processo de resolução desse problema por parte de estudantes do ensino médio, a fim de identificar possíveis dificuldades e fortalezas em relação ao nível de complexidade e à formulação das perguntas. A atividade é adaptada e aplicada especificamente a estudantes do ensino médio em uma escola localizada na cidade de Puebla, México. Os resultados obtidos por meio deste estudo revelam que a apresentação de atividades relacionadas à história da matemática nos livros didáticos é precária. Além disso, observa-se uma falta de coerência entre a informação histórica fornecida e as perguntas apresentadas na atividade. Como resultado, destaca-se a necessidade imperativa de que os problemas históricos não apenas estejam alinhados com o tema abordado no livro didático, mas também com o nível educacional dos estudantes, levando em consideração a formalidade necessária para sua compreensão e resolução.
Downloads
Métricas
Referências
BAKI, A.; BÜTÜNER, S. The Ways of Using The History of Mathematics in 6th, 7th and 8th Grade Mathematics Textbooks. Ilkogretim Online, v. 12, n. 3, p. 849-872, 2013.
BOSCH, C; MEDA, A.; GÓMEZ, C. Matemáticas 1. Infinita Secundaria. Ediciones Castillo. Puebla: CONALITEG, 2018. E-book.
CEYLAN, S. Investigation of the elements of the history of mathematics in secondary school mathematics coursebooks. TURCOMAT - Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, v. 12, n. 1, p. 320-348, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.16949/turkbilmat.701479. Acesso em: 17 fev. 2024.
CHANG, H. Analysis on using the history of mathematics in chinese mathematics textbooks. Journal for History of Mathematics, v. 28, n. 1, p. 15-29, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14477/jhm.2015.28.1.015. Acesso em: 17 fev. 2024.
ERDOĞAN, A.; EŞMEN, E.; FINDIK, S. Ortaokul matematik ders kitaplarında matematik tarihinin yeri: ekolojik bir analiz. Marmara Üniversitesi Atatürk Eğitim Fakültesi Eğitim Bilimleri Dergisi, v. 42, n. 42, p. 239-259, Jun. 2015. DOI: 10.15285/ebd.67242
LÓPEZ, R. La bañera de Arquímedes y otras historias del descubrimiento científico: el arte del pensamiento creativo. Perkins, David. Barcelona, Paidós, 2003:302. Anales de la Universidad de Chile, [S. l.], n. 17, p. Pág. 296–299, 2005. Disponível em: https://anales.uchile.cl/index.php/ANUC/article/view/898. Acesso em: 20 fev. 2024.
MADRID, M. et al. (2018). La historia de las matemáticas en libros de texto de matemáticas de los primeros cursos de la ESO. Funes, v. 3, p. 310-319, 1997. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/13865/1/Madrid2018La.pdf. Accesso em: 21 fev. 2024.
MERSIN, N; DURMUŞ, S. Matematik Tarihinin Ortaokul Matematik Ders Kitaplarindaki Yeri. Abant İzzet Baysal Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, v. 18, n. 2, p. 997-1019, 2018. DOI: https://doi.org/10.17240/aibuefd.2018..-400746
PAPADOPOULOS, C.; XENOFONTOS, C. Opportunities of learning through the history of mathematics: the example of national textbooks in Cyprus and Greece. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 16, p. 1-18, 2015. Disponível em: http://www.cimt.org.uk/journal/xenofontos.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.
PINEDA, D. C. El uso de la historia en los libros de texto de matemáticas de secundaria de México. 2022. Dissertação (Programa de Maestría en Educación Matemática) - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Puebla, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12371/17614. Acesso em: 19 fev. 2024.
PINEDA, D. C.; MONTIEL, G. K.; SLISKO, J. El problema de la corona de oro de Arquímedes: Un estudio de caso de las soluciones estudiantiles en México y Colombia. Revista Sigma, v. 17, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8568482. Acesso em: 20 fev. 2024.
SALVAT, A.; SÁNCHEZ, J. Aplicación didáctica de la balanza "pesaoro" de Arquímedes. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 13, n. 1, p. 107-112, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4288. Acesso em: 18 fev. 2024.
SLISKO, J. La historia de la física en la enseñanza. Desde los objetivos curriculares hasta la práctica docente. El Cronopio, Madrid, p. 16-21, 2008.
SLISKO, J. Sacándole más jugo al problema de la corona. Primera parte: el tratamiento conceptual. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Puebla, v. 2, n. 3, p. 364-373, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2005.v2.i3.05. Acesso em: 18 jan. 2024.
SMESTAD, B. History of mathematics in Norwegian textbooks. Ninth International Congress on Mathematics Education, Tokyo, p. 1-4, 2000.
YILDIZ, C.; HACISALIHOĞLU, M.; GÖL, R. The usage of the biographies of mathematicians in elementary and secondary mathematics textbooks. European Conference on Social and Behavioral Sciences, p. 1-14, 2015. DOI: 10.3726/978-3-653-05968-7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.