Contribuições de Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.12285

Palavras-chave:

Formação de pesquisadores, Medidas educacionais, Métodos quantitativos

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar as contribuições do Prof. Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional a partir de seu currículo, produções disponíveis na internet e percepções de ex-orientandos. A partir de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, realizamos um levantamento do percurso acadêmico, atuação na formação de pesquisadores e bibliografia do professor nas áreas da Teoria da Mensuração e Avaliação Educacional. Iniciamos com uma breve caracterização do professor, sua atuação profissional e seu cotidiano na universidade. Apresentamos suas contribuições na discussão sobre a teoria da mensuração, ressaltando alguns pontos importantes do seu pensamento. Descrevemos ainda sua atuação na formação de pesquisadores, principalmente em pesquisa quantitativa e psicometria. Por fim, suas contribuições para o campo da Avaliação Educacional, principalmente sua relevante atuação na estruturação do Saeb e Spaece na década de 1990 e na criação do Mestrado em Avaliação Educacional. Concluímos destacando a importância do Prof. Nicolino nas diferentes dimensões apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Possui Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Avaliação Educacional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio científico (bolsista PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal), e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Educação, ambos também na UFC, além de Especialização em Relações Internacionais pela Faculdade Verbo Jurídico Educacional. É professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Em 2018, atuou como colaborador técnico do Estudo Setorial de Avaliação Diagnóstica sobre Esporte no Projeto Ceará 2050. Em 2022 e 2023, foi pesquisador e organizador do Diagnóstico da População em Situação de Rua no contexto da pandemia da Covid 19 em Fortaleza. Atualmente lidera os seguintes projetos financiados: 1) Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza/CE-pesquisas em políticas educacionais (SME Fortaleza-FUNECE, 2021-2024); 2) Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará (FUNCAP/CAPES, 2023-2027); 3) Avaliação da formação de professores de Educação Física escolar no contexto brasileiro (CNPq, 2023-2026). Coordenou comissões de Missões ao Exterior junto a universidades no Chile, Espanha, Portugal e Uruguai. É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Adipsieduc, Portugal). No âmbito da Anped, tem atuado no Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), tanto do Nordeste como vice-coordenador regional, quanto Nacional (atuou no GT Forpred que discutiu e elaborou o relatório Conflitos no entendimento do que seja o modelo multidimensional). No âmbito da Adipsieduc, é membro da Delegação do Brasil da Associação e tem contribuído com ações de formação de pesquisadores na área junto a associados de Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal. Tem atuado como líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq), editor-chefe da Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) e editor da Revista Educação Formação (REDUFOR). É docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis/INEP. 

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Canindé

Doutorado e Mestrado em Educação (Avaliação Educacional) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente e coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé. Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe. Integrante do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq/UECE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Instrumento, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional vinculado à Universidade Estadual do Ceará (IMPA/UECE). Pesquisa nas áreas de Formação de Professores e Avaliação Educacional com ênfase em métodos quantitativos.

Antônia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), estando aprovada em primeiro lugar no Setor de estudo "Planejamento e Avaliação Educacional" do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor Assistente da Carreira de Docência Superior da Fundação Universidade Estadual do Ceará, regido pelo Edital n 11/2022-FUNECE, de 26 de abril de 2022. Áreas de interesse de pesquisa: Políticas de avaliação da Educação Básica. Usos dos resultados das avaliações. Políticas de responsabilização educacional.

Referências

BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O Mestrado em Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha (Orgs.). Psicologia da Educação. Fortaleza: UFC, 1999. (Cadernos de Educação, n. 23).

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html

COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia (Org.). Spaece história, memórias, atores e políticas (1992 – 2022). vol.1. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. Disponível: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/11/20221018-spaece_livro1_historias_memorias.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.

DANTAS, Larissa Martins; SILVA, Antônia Bruna; TROMPIERI FILHO, Nicolino; MARQUES, Claudio Albuquerque IDEB: em busca da qualidade da Educação Básica. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação: um caminho para o descortinar de novos conhecimentos. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2015, v. 1, p. 83-104.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª Edição. Editora Vozes, Petrópolis, 2002 Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf

HOEL, Paul Gerhard. Estatística Elementar. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.

PARTIDO COMUNISTA MARXISTA-LENINISTA – BRASIL (PCML-Br). Nicolino: A prática como critério de verdade. Inverta, 2021. Disponível em: https://inverta.org/jornal/agencia/movimento/nicolino-a-pratica-como-criterio-de-verdade

SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104

MENDONÇA, A. V et al. Avaliação Formativa: caminho para superação dos exames?. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação Educacional: referenciais diferenciados. 1ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 1-373.

OLIVEIRA, José Valmir Guimarães; PAULA, Julio César Pereira de; TROMPIERI FILHO, Nicolino. SPAECE: avaliação do sistema educacional do Ceará, seus primórdios e perspectivas contemporâneas. In: ANDRADE, Francisco Ari de et al. (Org.). Educação brasileira: aportes e tendências. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 175-186.

PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Utilização das escalas de medida na avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Diálogos em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 135-147.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino.; ALMEIDA, Leandro Silva.. Análise Fatorial Exploratória e Alfa de Cronbach: elementos iniciais na validação de instrumentos de avaliação educacional. Revista Educação e Linguagem, v. 1, p. 63-75, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/revista-educacao-e-linguagem/edicoes/2014-1/ Acesso em: 02 dez. 2023.

SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Significados e sentidos das avaliações em larga escala em ambiente educacional na concepção de professores. In: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SILVA, Lucas Melgaço da; ARAUJO, Karlane Holanda (Org.). Avaliação da aprendizagem: a pluralidade de práticas e suas implicações na educação. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 191-209.

SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Debate sobre avaliação e exame no ambiente escolar. In: SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima (Org.). As Voltas da Avaliação Educacional em Múltiplos Caminhos. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2016. p. 63-84.

SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Elementos teóricos e práticos sobre a validade e fidedignidade de instrumentos de medida. In: VIANA, Tânia Vicente; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga (Org.). Múltiplas Dimensões em Avaliação Educacional. 1ed. Fortaleza: IMPRECE, 2010, v. p. 47-65.

SOARES, E. S.; SOUSA, S. L.; TROMPIERI FILHO, N. Características do conhecimento científico e alguns encaminhamentos para a Educação Física. In: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. (Org.). Educação Física em Diferentes Contextos. 1ed. Assis, SP: Storbem Gráfica e Editora, 2015, v. , p. 145-.

SOARES, E. S.; TROMPIERI FILHO, N. Estatística Descritiva com o software SPSS versão 13.0. 2007.

SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104.

SOUSA, Leandro Araujo; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A superação da falsa dicotomia entre qualidade e quantidade na Lógica de Hegel. In: CHAGAS, Eduardo Ferreira; ROQUE, Joaquim Iarley Brito; PEREIRA, Antonio Marcondes dos Santos (Org.). Filosofia da ciência e formação humana. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 37-48.

SOUSA, Leandro Araujo et al. Teoria de resposta ao item como possibilidade de análise de dados em testes educacionais de educação física. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Métodos quantitativos em atividade física. Vol. 1. Curitiba: CRV - Coedição: Fortaleza, CE: EdUECE, 2018.

TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Teoria da mensuração: incoveniente necessário. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.). Registros de Pesquisas na Educação. Fortaleza: Editora Gráfica LCR; Programa de Pós-graduação em Educação/UFC, 2002. p. 140-157.

TROMPIERI FILHO, Nicolino; LAZARINI, Tânia Chiari Gomes; SOARES, Agostinho José. Estatística Descritiva. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1974. v. 1. 114p .

TROMPIERI FILHO, Nicolino. Análise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltipla. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira: Fortaleza, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3146/1/2007_Tes_NTFilho.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Diretoria da Faculdade de Educação da UFC. Prof. Nicolino Trompieri Filho, aposentado da Faculdade de Educação. Notícias, 15 Setembro 2021. Disponível em: https://www.ufc.br/noticias/notas-de-pesar/16133-prof-nicolino-trompieri-filho-aposentado-da-faculdade-de-educacao Acesso em: 12 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

PONTES JUNIOR, J. A. de F.; SOUSA, L. A. de; SILVA, A. B. da. Contribuições de Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–17, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.12285. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12285. Acesso em: 10 maio. 2024.