Robótica Educacional e aprendizagem de Matemática: integrando experimentações com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental acerca de conceitos geométricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8091

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Ensino, Robótica Educacional, Educação Integral

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da implementação da robótica educacional para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em adição, procurou-se perceber — com base na interação experimental, entre os pesquisadores e os participantes da pesquisa — uma compreensão necessária e válida sobre o uso e implementação da robótica em ambientes educacionais, principalmente relacionada ao ensino de matemática em escolas de tempo integral. Teve como base teórica estudos bibliográficos sobre educação integral, educação matemática e tecnologias educacionais. A partir disso, foi desenvolvido um delineamento de elaboração metodológica que contou com o planejamento e a elaboração de uma sequência de atividades matemáticas para o ensino, envolvendo robôs e sua programação associada. A produção destas atividades permitiu a aplicação experimental delas em sala de aula, com base nestes recursos tecnológicos, em uma escola de tempo integral, na cidade de Santarém/PA, com 20 estudantes do 9º (nono) ano do ensino fundamental. Os conteúdos matemáticos associados versavam sobre geometria plana, cálculo de área e determinação de circunferência, perímetro, regra de três, porcentagem, frações e ângulos. Os resultados mostram que o uso de tecnologias na educação promove a motivação dos estudantes na aprendizagem dos assuntos e uma maior interação entre eles, além de revelar o quanto eles anseiam por novas formas de apresentação do conhecimento matemático. Mesmo com as dificuldades não apenas tecnológicas, enfrentadas, a proposta mostrou ser possível uma redefinição de papéis em sala de aula e uma possível reconfiguração do espaço escolar, com base em propostas pedagógicas que considerem a formação integral do discente e a necessária discussão relacionada ao contexto amazônico e a realidade educacional intrínseca em a pesquisa foi desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Educação em Rede - PGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) - Associação em Rede - intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, tecnologias educacionais e prática de ensino em matemática. 

Igor Pereira dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Licenciatura em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto. As potencialidades da Robótica Educacional na Matemática básica sob as perspectivas da Teoria da Atividade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015.

AZEVEDO, Júlio Fernandes Ramos; MAFRA, José Ricardo e Souza; SANTOS, Igor Pereira dos. Tecnologias educacionais e educação Integral: uma interface possível. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.7, p. 71977-71992 jul. 2021. Disponível em <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/33075>. Acesso em 16/01/2022.

BARBOSA, Fernando da Costa; ALVES, Deive; MENEZES, Douglas, ALEXANDRE, Mário, CAMPOS, Gabriel; NAKAMURA, Ygor; JUNIOR, Arlindo, LOPES, Carlos. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. P. 271. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5037

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e educação matemática. 3. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. 1.ed, 2.reimp. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, Robson Souto; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; LOPES, Maria da Conceição. Robótica Educacional: desafios e possibilidades no trabalho interdisciplinar entre matemática e física. Revista Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27–44, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36687>. Acesso em 26/02/2022.

COSTA, Sinara Almeida da; COLARES, Maria Lilia Imbiriba (Orgs). Educação Integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais. Curitiba: CRV. 2016.

DIAS, Kelly Tavares. Escola em tempo integral, educação integral e currículo: um estudo de caso em uma escola estadual em Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2015.

FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação a distância em ciência e tecnologia: o Projeto EducaDi/CNPq–1997. Em Aberto, v. 16, n. 20, 1996. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2399/2138> Acesso em 12/02/2021.

GALVÃO, Angel Pena. Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: Um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2016/angel_pena_galvao.pdf Acesso em 04 de set. 2019.

GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. A Problematização das Atividades Experimentais na Educação Superior em Química: uma Pesquisa com Produções Textuais Docentes. Quim. Nova, Vol. 34, No. 5, 899-904, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/qn/v34n5/30.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITÃO, Rogério Lopes. A dança dos robôs: qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica educacional? 103 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2010.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. Lincoln: MCB University, ON The Horizon, Vol. 9 No. 6, Outubro, 2001. Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso em 19/10/2021.

RODRIGUES, Willian dos Santos. Atividades com robótica educacional para as aulas de matemática do 6º. ao 9º. Ano do ensino fundamental: utilização da metodologia LEGO® Zoom Education. 109 p. Dissertação (mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2014.

SANTOS, Igor Pereira dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. Robótica educacional e o ensino de matemática: integrando experimentações em uma escola de tempo integral. In: BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; MAFRA, José Ricardo e Souza; GÓES, Marciana Lima; OLIVEIRA, Claudir (Org.). Pesquisa, conhecimento e práticas pedagógicas na cultura digital: contribuições dos TCC da Licenciatura em Informática Educacional da UFOPA. 1ed. Brasília/DF: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021

SANTOS, Icléia. Contribuição da Robótica como Ferramenta Pedagógica no Ensino da Matemática no Terceiro Ano do Ensino Fundamental. Dissertação. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Instituição de Ensino – Centro Universitário Internacional, Uninter, Curitiba, 2017.

SOUZA, Maria Silvania Marques, SANTOS, Francisco Vieira dos, CASTRO, Juscileide Braga de. Os kits educacionais de robótica para o ensino de matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC, 11(3), 267-285. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.431

STAKE, Robert. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.

STEFFEN, Heloisa Helena. Robótica pedagógica na educação: um recurso de comunicação, regulagem e cognição. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

MAFRA, J. R. e S.; SANTOS, I. P. dos. Robótica Educacional e aprendizagem de Matemática: integrando experimentações com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental acerca de conceitos geométricos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 01–18, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8091. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8091. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência