O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Thomas Bersagui Milano Faculdade Inedi - Cesuca
  • Mirian Linhares Siqueira da Silva
  • Fernanda Chites Azevedo
  • Lucas Nunes Ogliari

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i17.1147

Palavras-chave:

Gamificação; jogos digitais; motivação; história da matemática.

Resumo

Com base na problematização “Como a gamificação pode ser inserida no contexto do ensino de história da matemática?”, formulada na disciplina de história da matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Inedi - Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), estipulou-se como objetivo da presente pesquisa relatar o desenvolvimento de um jogo digital que atue como uma proposta de gamificação no ensino desta disciplina, tendo a finalidade de motivar os acadêmicos e de influenciar no processo de aprendizagem. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de perscrutar materiais que aludem a temática para clarificar os conceitos e se familiarizar sobre o assunto. O jogo desenvolvido foi intitulado de “História da Matemática: O Aprendiz”, o qual foi ambientado utilizando a plataforma RPG Maker VX Ace Lite, tendo como personagem um estudante que almeja se tornar um aprendiz no estudo da história da matemática. No enredo do jogo os desafios propostos contemplam tópicos relacionados com a ementa da disciplina, portanto este recurso pode ser utilizado para realizar uma retomada dos conceitos, recorrendo às características motivacionais agregadas na utilização da gamificação no ensino e na utilização de jogos digitais como recurso metodológico. Mediante a revisão de literatura sobre o tema abordado, constatou-se que recorrer ao jogo digital como uma proposta de gamificação no ensino pode impactar positivamente no aprendizado dos estudantes, visto que as particularidades presentes nos jogos foram referidas como um método motivador, sustentando a concepção de que a gamificação no contexto educacional deve ser explorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rosa da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: Fadel, Luciane Maria; et al. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

ALVES, Marcia Maria; TEIXEIRA, Oscar. Gamificação e objetos de aprendizagem: contribuições da gamificação para o design de objetos de aprendizagem. In: Fadel, Luciane Maria; et al. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Fadel, Luciane Maria; et al. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GARCIA, Adriana. Gamificação como prática pedagógica docente no processo ensino e aprendizagem na temática da inclusão social. 2015. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias,) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.

LIMA, Érika Rossana Passos de Oliveira; MOITA, Filomena Mª Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena Mª G. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Carvalho. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PAULA, Francisco Leonardo de. Gamificação no ensino de língua portuguesa: proposta de atividades com gêneros jornalísticos e midiáticos. 2016. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2016.

ROSETTI JR, Hélio. et al. O jogo na educação matemática: desenvolvimento de um rpg para trabalhar o conceito de moeda no ensino fundamental. HOLOS, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). v. 8, 2015, p. 113 – 121. ISSN: 1807-1600. Disponível em: Acesso em: 16/11/2017, às 20h.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote – Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto alegre, n. 2, v. 6, ISSN 1679-1916. 2008. Disponível em: Acesso em: 18/11/2017, às 21h. SILVA, Leonardo Alves. et al. Uso dos jogos digitais em disciplinas científicas do nível superior: teorias e argumentos para sua implementação. In: XI ENPEC, 11., 2017, Santa Catarina. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017, p. 01-11.

VIANNA, Ysmar. et al. Gamification, Inc: como reinventar empresas a partir de jogos. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

MILANO, T. B.; SILVA, M. L. S. da; AZEVEDO, F. C.; OGLIARI, L. N. O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 20–33, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i17.1147. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147. Acesso em: 21 jan. 2025.