Gestão Escolar da teoria à prática
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4562Palavras-chave:
Gestão Escolar, Educação, Teoria, PráticaResumo
Objetiva-se discutir sobre a prática da gestão escolar nos tempos atuais, sob a perspectiva de uma profissional que atua nesse campo profissional. A fundamentação teórica da pesquisa respalda-se em Krawczyk (1999), Warde (1992), Freire (1987), Bravo (2014) e dentre outros. O caminho metodológico procedeu mediante entrevista realizada com a coordenadora de uma instituição pública de Ensino Fundamental localizada no Centro da cidade de Horizonte-CE, região metropolitana de Fortaleza-CE; e as narrativas coletadas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2006). Os resultados apresentaram que os ambientes de educação formal são locais que favorecem a perpetuação do sistema capitalista, visto que nas escolas há predominância da hierarquia (diretor-coordenador-professor-aluno) e todas as ações são regidas a partir de horários e tempos já determinados.
Downloads
Referências
ARAUJO, Adilson César. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. 2000. 220 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
ARRUDA, A.; CASTRO, E.; BARRETO, R. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 03 jan. 2021.
BARBOSA, R.; SABOIA, V. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 03 jan. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BRAVO, Ismael. Gestão Educacional no Contexto Municipal. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.
CAMPOS, M; SILVA, N de M. A. Gestão escolar e suas competências: um estudo da construção social do conceito de gestão. In: IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Encontro Sul Brasileiro de psicopedagogia. Anais... 2009, PUCPR. Disponível em: http:/www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2736_1234.pdf> Acesso em: 5 dez. 2020.
COELHO, K. A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529. Acesso em: 03 jan. 2021.
FERREIRA NETO, J. O legado da Associação Terreiro para a capoeira do Ceará. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4533. Acesso em: 03 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra. 1987.
FREITAS, M.; FREITAS, B.; ALMEIDA, D. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 03 jan. 2021.
FREITAS, B.; FREITAS, M.; CAVALCANTE, G. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 03 jan. 2021.
GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
GUERRA, F. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 03 jan. 2021.
JORGE, F.; ARAÚJO, A. Reflexões sobre a história do Pinóquio e os direitos das crianças. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4542. Acesso em: 03 jan. 2021.
KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: Um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, nº 67, p. 43-59. Disponível em: http:/www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a04.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2020.
MOURA, A.; PORTELA, A.; LIMA, A. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541. Acesso em: 03 jan. 2021.
OLIVEIRA NETO, B. Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525. Acesso em: 03 jan. 2021.
OSTERNE et al. O impacto da aceleração tempo-espaço nas relações de produção. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 21, n. 2. 2014.
SILVA, P.; JORGE, F.; FERREIRA, F. Meninas e meninos: brincar e suas relações de gênero. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4535. Acesso em: 03 jan. 2021.
WARDE, M. Jorge. Considerações sobre a autonomia da escola. São Paulo: FDE, 1992.
WELLWN, Henrique; WELLEN, Héricka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Câmara Brasileira do livro: São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisca Risolene Fernandes, Francisca Genifer Andrade de Sousa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.