Gestão Escolar da teoria à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4562

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Educação, Teoria, Prática

Resumo

Objetiva-se discutir sobre a prática da gestão escolar nos tempos atuais, sob a perspectiva de uma profissional que atua nesse campo profissional. A fundamentação teórica da pesquisa respalda-se em Krawczyk (1999), Warde (1992), Freire (1987), Bravo (2014) e dentre outros. O caminho metodológico procedeu mediante entrevista realizada com a coordenadora de uma instituição pública de Ensino Fundamental localizada no Centro da cidade de Horizonte-CE, região metropolitana de Fortaleza-CE; e as narrativas coletadas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2006). Os resultados apresentaram que os ambientes de educação formal são locais que favorecem a perpetuação do sistema capitalista, visto que nas escolas há predominância da hierarquia (diretor-coordenador-professor-aluno) e todas as ações são regidas a partir de horários e tempos já determinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Risolene Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Alfabetização e Multiletramentos, em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Servidora pública municipal de Horizonte-CE.

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE; graduada em pedagogia pela mesma instituição.

Referências

ARAUJO, Adilson César. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. 2000. 220 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.

ARRUDA, A.; CASTRO, E.; BARRETO, R. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 03 jan. 2021.

BARBOSA, R.; SABOIA, V. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 03 jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BRAVO, Ismael. Gestão Educacional no Contexto Municipal. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.

CAMPOS, M; SILVA, N de M. A. Gestão escolar e suas competências: um estudo da construção social do conceito de gestão. In: IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Encontro Sul Brasileiro de psicopedagogia. Anais... 2009, PUCPR. Disponível em: http:/www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2736_1234.pdf> Acesso em: 5 dez. 2020.

COELHO, K. A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529. Acesso em: 03 jan. 2021.

FERREIRA NETO, J. O legado da Associação Terreiro para a capoeira do Ceará. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4533. Acesso em: 03 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra. 1987.

FREITAS, M.; FREITAS, B.; ALMEIDA, D. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 03 jan. 2021.

FREITAS, B.; FREITAS, M.; CAVALCANTE, G. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 03 jan. 2021.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

GUERRA, F. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 03 jan. 2021.

JORGE, F.; ARAÚJO, A. Reflexões sobre a história do Pinóquio e os direitos das crianças. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4542. Acesso em: 03 jan. 2021.

KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: Um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, nº 67, p. 43-59. Disponível em: http:/www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a04.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2020.

MOURA, A.; PORTELA, A.; LIMA, A. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541. Acesso em: 03 jan. 2021.

OLIVEIRA NETO, B. Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525. Acesso em: 03 jan. 2021.

OSTERNE et al. O impacto da aceleração tempo-espaço nas relações de produção. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 21, n. 2. 2014.

SILVA, P.; JORGE, F.; FERREIRA, F. Meninas e meninos: brincar e suas relações de gênero. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4535. Acesso em: 03 jan. 2021.

WARDE, M. Jorge. Considerações sobre a autonomia da escola. São Paulo: FDE, 1992.

WELLWN, Henrique; WELLEN, Héricka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Câmara Brasileira do livro: São Paulo, 2010.

Publicado

2021-01-27

Como Citar

FERNANDES, F. R.; SOUSA, F. G. A. de. Gestão Escolar da teoria à prática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324562, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4562. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4562. Acesso em: 22 nov. 2024.