Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3696

Palavras-chave:

Alunos, Discriminação Racial, Escola, Professores

Resumo

Neste trabalho, realizamos uma análise acerca de como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da “Escola Estadual Eliezer Porto” trabalham as situações de discriminação racial. A opção metodológica recaiu sobre a abordagem qualitativa. A estratégia de coleta de dados seria com a entrevista semiestruturada com cinco docentes. Conclui-se que a falta de informação e as questões culturais que são as principais causas da discriminação. A abordagem da discriminação racial é de grande importância para que os alunos tenham mais informações sobre as questões étnicos-raciais e diminua o preconceito.

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Biografia do Autor

Rafaela da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe. Itabaiana, Sergipe, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia. Professor da Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

SANTOS, R. da S.; DIAS, A. F. Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233696, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3696. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3696. Acesso em: 25 nov. 2024.