Lacuna de tecnologia na Formação Docente: uma análise na perspectiva do pensamento reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11850

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso Normal, Educação Reflexiva, Processos Formativos, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que, à luz do conceito de educação reflexiva, investigou processos formativos relativos à apropriação e uso de novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal, de um colégio estadual do Paraná. Empregamos aporte teórico da epistemologia do pensamento reflexivo e de autores que problematizam relações entre tecnologia e educação. Esta pesquisa qualitativa empregou amostragem intencional. Os dados analisados especificamente neste artigo foram obtidos por meio de entrevista de grupo focal realizado com estudantes do quarto ano do referido curso. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo para formação de categorias. Os resultados indicam que é necessário intensificar a formação inicial e continuada na educação em termos de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Guilherme Kuhl, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em Desenvolvimento Regional - Linha de Pesquisa Educação, da UTFPR, campus Pato Branco em 2023, Licenciatura Plena em Informática em 2008, pela UTFPR-Pato Branco, onde também conclui os cursos de Especialização em Esp. Em Desenvolvimento Para Ambiente Internet em 2005 e o Curso de Graduação Tecnologia da Informação em 2004.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, UTFPR Campus Pato Branco.

Referências

BORN, B. B.; PRADO, A. P.; FELIPPE, J. M. F. G. Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e201945002003, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36506?mode=simple. Acesso em: 12 mar. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Neto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo - uma reexposição. Trad. Haydeé Camargo Campos. Coleção Atualidades Pedagógicas, v. 2. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. Coleção Atualidades Pedagógicas, v. 131, 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.

FIGUEIRA, L. F.; DOROTEA, N. Competência digital: DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8332, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8332. Acesso em: 30 nov. 2023.

FONTOURA, J. S. D. A.; GOMES, R. S. O curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: temáticas de pesquisa privilegiadas. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 3, e5192, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5192. Acesso em: 30 nov. 2023.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 12. ed. Paz e Terra: São Paulo, 1967.

GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 275-290, jul./dez., 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71570203.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS (MIT). Documentos de Donald A. Schön, MC 535, caixa X., Departamento de Coleções Distintas, Cambridge, Massachusetts. Disponível em: https://archivesspace.mit.edu/repositories/2/resources/1026. Acesso em: 09 ago. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Debates e Propostas: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. RBEP. Brasília, v. 65, n. 150, p. 407-425, 1984. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/70Anos/Manifesto_dos_Pioneiros_Educacao_Nova.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2003.

MORIN, E. O Método 1: A Natureza da Natureza. Trad. Maria Gabriela de Bragança. 2. ed. Publicações Europa América, 1977.

NÓVOA, A. Precisamos colocar o foco na formação profissional dos professores. Instituto Claro. Entrevista: Bruno Mazzoco. (9 min). Programa NET Educação, 2017. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/videos/programa-net-educacao-precisamos-colocar-o-foco-na-formacao-profissional-dos-professores-avalia-antonio-novoa/. Acesso em: 17 jun. 2021.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. EDUCA Instituto de Educação Universidade de Lisboa: Portugal, 2009.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução n.º 1905/2007. Normatiza a operacionalização do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE na Rede Pública Estadual de Ensino. In: PARANÁ. Coletânea de Legislação Educacional: Secretaria de Estado da Educação, v. XV. Curitiba, SEED, 2007. p. 581-587. Disponível em: https://bit.ly/34eNuo0. Acesso em: 10 jan. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Profissional. Orientações curriculares para o curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal. – Departamento de Educação Profissional. Curitiba: SEED – Pr., 2014. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/ppc_formacao_docentes_2014.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Portal Dia-a-dia Educação/Gestão Escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - Dados Estatísticos. Curitiba: SEED – Pr., 2018. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1811. Acesso em: 12 jan. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Portal Escola Digital Professor. Secretaria da Educação e do Esporte. Curitiba: SEED – Pr., 2022a. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/autorizacao_pesquisa_academica. Acesso em: 14 out. 2022.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Ofício Circular n. 093/2022 – DEDUC/SEED - Núcleos Regionais de Educação. Resultado Final - CURSISTAS - Certificações Jornada III - FORMADORES EM AÇÃO. Curitiba, SEED, 2022b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-12/formadores_acao_resultado_final_certificacoes_jornada3.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Portal Escola Digital Professor. Secretaria da Educação e do Esporte. Edital N.º 32/2022 – GS/SEED. Curitiba: SEED – Pr., 2022c. Disponível em: https://d676e6gwpn3ec.cloudfront.net/concursos/1115/1_675299.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

PARANÁ. Secretaria da Administração e da Previdência. Infraestrutura - Colégios estaduais recebem 25 mil kits Educatron, com TVs e computadores. Curitiba: SEAP – Pr., 2022d. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Colegios-estaduais-recebem-25-mil-kits-Educatron-com-TVs-e-computadores. Acesso em: 04 jun. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Portal Dia-a-dia Educação/Educadores. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Materiais de Estudo. Secretaria da Educação e do Esporte. Curitiba: SEED – Pr., 2023a. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1283. Acesso em: 10 jun. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Portal Escola Digital Professor. Formadores em Ação - Saiba Mais. Secretaria da Educação e do Esporte. Curitiba: SEED – Pr., 2023b. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/formadores_acao_saiba_mais. Acesso em: 10 jan. 2023.

RESHAPE. Como transcrever um áudio em poucos minutos. Reshape Tecnologia e Serviços Ltda. Belo Horizonte, 2023. Disponível em https://www.reshape.com.br/blog/como-transcrever-um-audio-em-poucos-minutos/ . Acesso: 23 abr. 2023.

SCHÖN, D. A. The Theory of Inquiry: Dewey's Legacy to Education. Curriculum Inquiry, v. 22, n. 2, p. 119-139, 1992. Disponível em: https://doi-org.ez48.periodicos.capes.gov.br/10.2307/1180029. Acesso em: 12 ago. 2022.

SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. Basic Books: New York, 1983.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Artmed: Porto Alegre, 2000.

SCHULTZ, T. W. A transformação da agricultura tradicional. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1175860. Acesso em: 22 out 2022.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Trad. Leda Beck. Cadernoscenpec. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br//programa-des/wp-content/uploads/sites/32/2019/08/SHULMANN-sobre-ENSINO.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.

WAARDE, K. van der. Summary of Donald Schön Ph.D. thesis Rationality in the practical decision-process, 1954. Disponível em: https://www.jiscmail.ac.uk/cgi-bin/webadmin?A3=ind1303&L=PHD-DESIGN&E=base64&P=3587492&B=--Apple-Mail%3D_65DA7950-898D-47AA-B04A-A265538B7A2F&T=application%2Fpdf;%20name=%22SummaryThesisSch%F6n-1954.pdf%22&N=SummaryThesisSch%F6n-1954.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

WESTBROOK, R. B.; TEIXEIRA, A. John Dewey. (org. e trad.) José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues. MEC - Coleção Educadores. Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana: Recife, 2010.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

KUHL, M. G.; PONTAROLO, E. Lacuna de tecnologia na Formação Docente: uma análise na perspectiva do pensamento reflexivo. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11850, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11850. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11850. Acesso em: 21 nov. 2024.