Lacuna de tecnologia na Formação Docente: uma análise na perspectiva do pensamento reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11850

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso Normal, Educação Reflexiva, Processos Formativos, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que, à luz do conceito de educação reflexiva, investigou processos formativos relativos à apropriação e uso de novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal, de um colégio estadual do Paraná. Empregamos aporte teórico da epistemologia do pensamento reflexivo e de autores que problematizam relações entre tecnologia e educação. Esta pesquisa qualitativa empregou amostragem intencional. Os dados analisados especificamente neste artigo foram obtidos por meio de entrevista de grupo focal realizado com estudantes do quarto ano do referido curso. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo para formação de categorias. Os resultados indicam que é necessário intensificar a formação inicial e continuada na educação em termos de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Biografia do Autor

Marcelo Guilherme Kuhl, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em Desenvolvimento Regional - Linha de Pesquisa Educação, da UTFPR, campus Pato Branco em 2023, Licenciatura Plena em Informática em 2008, pela UTFPR-Pato Branco, onde também conclui os cursos de Especialização em Esp. Em Desenvolvimento Para Ambiente Internet em 2005 e o Curso de Graduação Tecnologia da Informação em 2004.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, UTFPR Campus Pato Branco.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

KUHL, M. G.; PONTAROLO, E. Lacuna de tecnologia na Formação Docente: uma análise na perspectiva do pensamento reflexivo. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11850, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11850. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11850. Acesso em: 22 dez. 2024.