Reflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEB

Autores

  • Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2945

Palavras-chave:

Leitura, Produção Textual, PROFLETRAS/UNEB, Linguagens

Resumo

No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2013.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20/01/2020.

CÂNDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo, Duas cidades, 1995.

DUNKER, C. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In DUNKER, C., et. al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre/São Paulo: Dublinense, 2017.

GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. IN: KIFFER, A. P. V.; GARRAMUÑO, F. (Orgs.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ROJO, R. H. R.; MOURA E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

TIBURI, M. Pós-verdade, pós-ética: uma reflexão sobre delírios, atos digitais e inveja. In: DUNKER, C., et. al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre/São Paulo: Dublinense, 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

COUTINHO, I. V. B. F. Reflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEB. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 172–180, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2945. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945. Acesso em: 22 nov. 2024.