Reflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEB
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2945Palavras-chave:
Leitura, Produção Textual, PROFLETRAS/UNEB, LinguagensResumo
No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20/01/2020.
CÂNDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo, Duas cidades, 1995.
DUNKER, C. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In DUNKER, C., et. al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre/São Paulo: Dublinense, 2017.
GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. IN: KIFFER, A. P. V.; GARRAMUÑO, F. (Orgs.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
ROJO, R. H. R.; MOURA E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
TIBURI, M. Pós-verdade, pós-ética: uma reflexão sobre delírios, atos digitais e inveja. In: DUNKER, C., et. al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre/São Paulo: Dublinense, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).