A MULTIMODALIDADE: A IMAGEM COMO COMPOSIÇÃO EM INTERCHANGE INTRO

Autores

  • Maria Eldelita Franco Holanda UESPI

Palavras-chave:

Gramática visual, multimodalidade, imagem, metafunção, recursos semióticos

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como a imagem e sua representação multimodal se materializam na produção de sentidos através da conjunção dos vários recursos semióticos: texto visual e texto verbal, tipografia e layout presentes no livro didático Interchange Intro. Analisa-se também, como o elemento visual representa o mundo através da linguagem e como ela constrói as relações de sentido na organização e constituição do texto.A multimodalidade será estudada tomandose como aporte teórico a gramática visual proposta por Kress e van Leeuwen (2006), baseada na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (2004). O foco das análises é a metafunção composicional da Gramática do Design Visual identificada em uma unidade do livro Interchange. Os resultados preliminares apontam para a inserção multimodal na composição dos textos/ atividades presentes nesse livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-15

Como Citar

HOLANDA, M. E. F. A MULTIMODALIDADE: A IMAGEM COMO COMPOSIÇÃO EM INTERCHANGE INTRO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 129–144, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1855. Acesso em: 22 dez. 2024.