A MULTIMODALIDADE: A IMAGEM COMO COMPOSIÇÃO EM INTERCHANGE INTRO
Mots-clés :
Gramática visual, multimodalidade, imagem, metafunção, recursos semióticosRésumé
O presente artigo objetiva analisar como a imagem e sua representação multimodal se materializam na produção de sentidos através da conjunção dos vários recursos semióticos: texto visual e texto verbal, tipografia e layout presentes no livro didático Interchange Intro. Analisa-se também, como o elemento visual representa o mundo através da linguagem e como ela constrói as relações de sentido na organização e constituição do texto.A multimodalidade será estudada tomandose como aporte teórico a gramática visual proposta por Kress e van Leeuwen (2006), baseada na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (2004). O foco das análises é a metafunção composicional da Gramática do Design Visual identificada em uma unidade do livro Interchange. Os resultados preliminares apontam para a inserção multimodal na composição dos textos/ atividades presentes nesse livro didático.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Eldelita Franco Holanda 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).