A cognição e os princípios teóricos e metodológicos ao ensino de Libras para ouvintes
Orientações a professores iniciantes
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-2630Mots-clés :
Ensino de Libras para Ouvintes, Cognição, Princípios MetodológicosRésumé
Atualmente, a maioria dos trabalhos relacionados ao ensino de Libras para ouvintes ancora-se na perspectiva social para discutir questões de ordem teórico-metodológica. Este ensaio propõe uma reflexão a partir do viés cognitivo e, para tanto, apresenta princípios teóricos que estão calcados no conexionismo (Mota; Zimmer, 2005; Leite, 2008). Apresenta também princípios metodológicos que se respaldam no modelo computacional de aquisição de L2 de Ellis (1998) àqueles professores com pouca experiência em sala de aula. Nesse modelo, as questões metodológicas ancoram-se na concepção de instrução, sendo que essa pode ser baseada no input, na forma, na produção e no feedback. As instruções são ilustradas com recomendações didáticas encontradas na literatura especializada. Os argumentos apontam para uma visão integrativa entre fatores biológicos e experiência empírica, e para a indicação de que a instrução formal pode otimizá-los.
Téléchargements
Références
ACKERMAN, J. M.; WOLSEY, J.-L. A.; CLARK, M. D. Locations of L2/Ln Sign Language Pedagogy. Creative Education, v. 9, n. 13, p. 2037-2058, 2018. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/328499598_Locations_of_L2Ln_Sign_Language_Pedagogy. Acesso 03 dez 2020.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Diário Oficial da União. Brasília: MEC, 2002.
CARNEIRO, B. G. OS SURDOS TAMBÉM FALAM?: ASPECTOS SOBRE LÍNGUA DE SINAIS/CULTURA SURDA PARA ESTUDANTES OUVINTES DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA. Revista São Luis Orione, v. 1, n. 14, 2019. Disponível em http://seer.catolicaorione.edu.br:81/index.php/revistaorione/article/view/126. Acesso 03 dez. 2020.
CORDER, P. The significance of learner's errors. International Review of Applied Linguistics,S, 161-170. THE SIGNIFICANCE OF LEARNER'S ERRORS, 1967. Disponível em http://www.uky.edu/~tmclay/Corder%201967.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
ELLIS, R. Principles of instructed language learning. System, v. 33, n. 2, p. 209-224, 2005. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X05000138. Acesso 03 dez. 2020.
ELLIS, R. Teaching and Research: Options in Grammar Teaching. TESOL Quarterly, v. 32, n. 1, Spring, 1998, p. 39-60. Disponível em https://elanoldenburg.files.wordpress.com/2008/11/ellisteaching.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
FELIPE, T. A.; MONTEIRO, M. S. LIBRAS em Contexto, Livro do Professor/instrutor - Curso Básico - Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC – SEE, 2001.
GESSER, A. Metodologia de Ensino em Libras como L2. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEnsinoEmLibrasComoL2/assets/629/TEXTOBASE_MEN_L2.pdf. Acesso 03 dez 2020
HILGER, A. I. et al. Second language acquisition across modalities: Production variability in adult L2 learners of American Sign Language. Second Language Research, v. 31, n. 3, p. 375-388, 2015.
LEITE, A. de S. O paradigma conexionista na aquisição lexical. ReVEL, v. 6, n. 11, agosto de 2008. Disponível em http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_11_o_paradigma_conexionista_na_aquisicao_lexical.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
LEITE, T. de A.; MCCLEARY, L. Estudo em diário: fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte. Estudos Surdos IV. Petrópolis: Arara Azul, 2009. p. 242-276.Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/14. Acesso 03 dez. 2020.
MAYBERRY, R.I. Learning Sign Language as a second Language. In: WOLL, B. (Ed.). Sign Language, Encyclopedia of Language and Linguistics, 2. ed. Oxford: Elsevier, v 6. p. 743-746, 2006. Disponível em https://mayberrylab.ucsd.edu/papers/Mayberry_2ndLangLrng06.pdf
Acesso 03 dez. 2020.
MOTA, M.; ZIMMER, M. C. Cognição e aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionista. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 155-187, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbla/v5n2/08.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
PICHLER, D. C.; KOULIDOBROVA, H.. Acquisition of sign language as a second language (L2). In: MARSCHARK, M.; SPENCER, P. E. (Eds.). The Oxford handbook of deaf studies in language. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 218-230. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/336284706_Acquisition_of_Sign_Language_as_a_Second_Language. Acesso 03 dez. 2020.
QUADROS, R. M.; PIZZIO, A. L.; REZENDE, P. L. F Língua Brasileira de Sinais II. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.Disponível em https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisII/assets/482/Lingua_de_Sinais_II_para_publicacao.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
QUINTO-POZOS, D. Teaching American Sign Language to hearing adult learners. Annual Review of Applied Linguistics, v. 31, p. 137-158, 2011. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0e6a/54dc73020fb1d5672077a2c3d1f25b6d17be.pdf. Acesso 03 dez. 2020.
ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. DELTA [online], vol.23, n.2, p 273-319, 2007. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010244502007000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso 03 dez. 2020.
ROSEN, R. S. Between-Learners’ Outsideof-Classroom Uses of American Sign Language as a Foreign Language. Sign Language Studies, v. 14, n. 3, p. 360-381, 2014.
SILVA, L. da. Fluência de ouvintes sinalizantes de libras como segunda língua: foco nos elementos da espacialização. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
VIDAL, R. T. Ensino-Aprendizagem de Foco na Forma: Retorno ou Recomeço?. The ESPecialist, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6173. Acesso 03 dez 2020
WILCOX, S.; WILCOX, P. P.. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2005. p. 44-72. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/9. Acesso 03 dez. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).