LETRAMENTO E TRABALHO: ESBOÇANDO UM PAINEL SOBRE AS PRÁTICAS DE PESQUISA NO DOMÍNIO LABORAL
Mots-clés :
Letramento laboral, Gêneros, Pesquisas etnográficas, UFRNRésumé
O artigo discute a noção de letramento como prática social e sua relação com as atividades desenvolvidas pelos interactantes em situações de trabalho. Mais particularmente, focaliza as práticas letradas desencadeadas em domínios de vertente institucional, que concebem a leitura e a escrita como ações constitutivas ao fazer profissional dos pares engajados, a exemplo do que ocorre na enfermagem hospitalar, no âmbito das atividades jurídicas, nas diversas instâncias públicas do Governo, dentre outras esferas. Por conseguinte, apresenta um painel, à maneira de um estado da arte, das pesquisas acadêmicas já concluídas e em fase de desenvolvimento aventadas sob o escopo da Linguística Aplicada e na perspectiva dos Estudos de Letramento em contextos extraescolares. As investigações aqui apresentadas estão todas vinculadas à Base de Pesquisa Letramento e Etnografia, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN/Brasil), que centram foco nas práticas de letramento laboral (PAZ, 2008) e no estudo sobre gêneros em ambientes profissionais (BAWARSHI; REIFF, 2013).
Téléchargements
Références
COSTA, K. R. Letramento no trânsito: eventos e práticas na formação de condutores de veículos. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2012.
COSTA, K. R. Letramento na construção civil: um estudo sobre as escritas dos Técnicos em Segurança do Trabalho. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN. Em desenvolvimento.
COSTA, M. A. Um estudo das Práticas de Letramento de Técnicos e Agentes de Pesquisa na PNAD / IBGE. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2016.
COSTA, M. A. O gênero questionário de pesquisa do (no) IBGE: produção, usos e implicações. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN. Em desenvolvimento.
COULMAS, F. Escrita e sociedade. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social
practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Org.). Situated literacies. London: Routledge, 2000. p. 16-33. Trad. Sandro dos Santos.
ITO, E. et al. Manual de anotações em Enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MEDEIROS, L. D. M. L. A. M. Letramento e trabalho: um estudo sobre práticas de letramento dos profissionais do CRAS em curso de formação para a maternidade. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN. 2016.
MOITA LOPES, L. P. A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada?. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 101-114.
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PREIRA, R. C.; ROCA, P. (Org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 11-24.
NOUROUDINE, A. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA- E-SILVA, M. C. P.; FAÏTA, D. (Org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. Trad. Ines Polegatto, Décio Rocha. Rev. Técnica Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-30.
OLIVEIRA, D. M. S. Blog Proerd no Sertão: Letramento e Ação Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2015.
OLIVEIRA, M. S. Gêneros textuais e letramento. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.
PAZ, A. M. O. Registros de ordens e ocorrências: uma prática de letramento no trabalho da enfermagem hospitalar. 2008. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2008.
ROJO, R. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 95-127.
SANTOS, R. V. C. Um estudo do gênero ata de audiência na esfera jurídico-trabalhista. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2015.
SILVA, C. H. Ô de casa, com licença, posso entrar?: São os Agentes Comunitários de Saúde e suas práticas de Letramento no Programa Saúde da Família. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2013.
SILVA, M. H. F. Curso de letramento laboral para cuidadores de idosos: uma proposta de intervenção. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2016.
TRINQUET, P. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 93-113, ago. 2010. ISSN 1674-2584.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Maria de Oliveira Paz, UFRN, Maria Aparecida da Costa, PPgEL/UFRN 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).