O GÊNERO RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL:
UM OLHAR SOBRE AS MARCAS LINGUÍSTICAS, ESQUEMÁTICAS E PRAGMÁTICAS
Palavras-chave:
Gênero, Resultado de Exame Laboratorial, Marcas LinguísticasResumo
São inúmeros e multifacetados os gêneros que servem aos mais diversos eventos sócio-comunicativos. Cada esfera da atividade humana comporta um repertório de gêneros, que se transformam ou viabilizam o surgimento de outros à medida que esta atividade se amplia. Isso posto, a pesquisa proposta tem o objetivo de descrever as marcaslinguísticas, esquemáticas e pragmáticas que caracterizam osresultados de exameslaboratoriais, gênero bem comum aos profissionais que atuam na área da saúde e aos pacientes que necessitam do diagnóstico de saúde. No campo metodológico, este estudo segue uma abordagem qualitativa de Erickson (1986), Chizzotti (2005). Em termo teórico, fundamenta-se nos pressupostos de Bronckart (1999), Koch; Fávero (1987), Paz (2008). O estudo aponta que o referido gênero é repleto de características peculiares e predominam as marcaslinguísticas da área médica. A relevância desse estudo consiste na possibilidade de contribuir com a Linguística Aplicada no sentido de expandir questões referentes ao estudo dos gêneros no âmbito do trabalho, tornando visível a realidade atinente às práticas reais de uso da linguagem que envolvem os resultados de exames laboratoriais.
Downloads
Referências
__________; Pourquoi et comment analyser l’agir verbal et non verbal en situation de travail. In :BRONCKART,Jean-Paul ; Groupe LAF (orgs). Agir et discours en situations de travail. Genebra: Cahiers de la section des Sciences de l’Education, n. 103, 2004, p. 9-144.
__________; Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. 1ª ed. Trad. Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matêncio. Campinas, Mercado de Letras, 2006.
__________; O agir nos discursos: das concepçõesteóricas às concepções dostrabalhadores.Trad. Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matêncio. Campinas, Mercado de letras, 2008.
BRONCKART, J. P. et al. Le fonctionnement des discours. Un modèle psychologique et une method d’analyse. Paris, Délachaux et Niestlé, 1985.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciência humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 2000.
ERICKSON,F.Qualitativemethodsin researchin teaching andlearning.NewYork:Macmillan, 1986. v. 2.
KOCH e FÁVERO, I. G. V. e L. Contribuição a uma tipologia textual. Letras e Letras.V. 3, n.1, UFBA, 1987.
LOUSADA, E. G. A abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos. Artigo apresentado no EPED-USP, 2010.
PAZ, Ana Maria de Oliveira. Registros de ordens e ocorrências: uma prática de letramento no trabalho da enfermagem hospitalar. Tese de Doutoramento. UFRN: PPgEL, Natal, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lindneide Dannyelle Maria Luzziara Araújo de Melo Medeiros, Ana Maria de Oliveira Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).