Editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.14063

Palabras clave:

Editorial

Resumen

É com satisfação que compartilhamos e divulgamos para a comunidade acadêmica o dossiê temático intitulado Multimodalidade e Tecnologia digital: desafios e impactos em tempos de Inteligência Artificial para a pesquisa e ensino, volume 16, número 2, 2024. Esta edição conta com a colaboração de pesquisadores e educadores da área de Linguística Aplicada de diversas instituições nacionais e internacional, os quais trazem para esta discussão suas reflexões, pesquisas e experiências de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996. Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1983 e Graduada em Letras-Inglês pela Universidade federal do Piauí (UFPI). 

Clarice Lage Gualberto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (PosLin - UFMG), cuja pesquisa aborda Semiótica Social e Multimodalidade. É mestre e doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG.

Michelle Soares Pinheiro , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestre em Linguística Aplicada e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra o Grupo de Pesquisa "Letramento Visual: Multimodalidade em gêneros textuais, materiais instrucionais e contextos educacionais" (LETRAVI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Grupo de Pesquisas em Estudos da Tradução (GTRAD) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do IFCE campus Acaraú.

Citas

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. A Multimodal Grammar of Artificial Intelligence: Measuring the Gains and Losses in Generative AI. Multimodality & Society, 4(2), 123-152, 2024.

(PDF) A multimodal grammar of artificial intelligence: Measuring the gains and losses in generative AI. Available from: https://www.researchgate.net/publication/377112237_A_multimodal_grammar_of_artificial_intelligence_Measuring_the_gains_and_losses_in_generative_AI [accessed Sep 18 2024].

KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge. 2003.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge .2010

SULEYMAN, Mustafa. BHASKAR, Michael. Inteligência artificial, poder: a próxima onda e o maior dilema do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2023.

VAN LEEUWEN, Theo. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

ARAÚJO, A. D.; GUALBERTO, C. L.; PINHEIRO , M. S. Editorial. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 4–9, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.14063. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14063. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.