DO BANCO DOS RÉUS À CARNAVALIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DO ENSINO DE LÍNGUAS
Keywords:
Tecnologias, Ensino e aprendizagem de línguas, Letramento DigitalAbstract
Ainda que não sejam mais “novas”, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de ensino e aprendizagem no contexto educacional continuam no centro de um debate não exaustivo que reconhece sua importância, ao tempo em que contesta seu uso indiscriminado. No centro desse debate, diferentes papéis são atribuídos aos principais agentes do sistema educacional, aqui representados pelo governo, as escolas, os professores e os alunos. Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o desempenho desses agentes e sua (possível) relação com o gargalo que impede um uso efetivo e produtivo daquelas tecnologias no ensino de línguas. Como suporte teórico, apoiamo-nos nas ideias de Leffa (2011), Coscarelli e Ribeiro (2011), Moran (2000), entre outros, para refletirmos sobre dados coletados a partir de relatos de experiências de professores e dados estatísticos coletados em pesquisas anteriores e, em relação a esses últimos, do site do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Como conclusão prévia, apontamos a necessidade de capacitações para professores e alunos que os habilitem ao uso efetivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
References
GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte, Autêntica, 2006, p. 23-42.
KRESS, G. Visual and Verbal Modes of Representation in Eletronically Mediated Communication. In: SNYDER, I. (ed). Page to Screen: talking literacy into eletronic era. New York:
Routledge, 1998, p. 53-79.
LEFFA, V. J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade. Considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, D. C. de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 15-31.
MAYER, R. E. Multimedia Learning. USA: Cambridge University Press, 2009.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. In: MORAN, J. M. MASSETO, M. & BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Acessado em 02/06/2002.
PAIVA, V. L. M. DE O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. No prelo.
PEREIRA, J. T. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 13-24.
PERINA, A. A. As crenças dos professores de inglês em relação ao computador: coletando subsídios. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 2003, p. 21-26.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. In: On the Horizon. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso em 20 fev.2011.
SNYDER, I. Beyond the hype: reassessing hypertext. In: SNYDER, I. (ed). Page to Screen: talking literacy into eletronic era. New York: Routledge.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Vânia Soares Barbosa, Antonia Dilamar Araújo, Laura Tey Iwakami
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).