Letramento Multimodal Crítico a partir de símbolos de africanidades

uma proposta pedagógica apoiada na análise da obra Amoras, do rapper Emicida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.13697

Palabras clave:

letramento multimodal crítico, africanidades, proposta pedagógica

Resumen

O objetivo deste artigo é compartilhar uma proposta pedagógica sobre africanidades para promover práticas de letramento multimodal crítico para crianças a partir de 3 anos da Educação Infantil. Como aporte teórico, adotamos as ideias de: Munanga (2007); Mbembe (2018); Pinheiro (2023); Callow (2008) e Kress e van Leeuwen (2021), dentre outros. A metodologia empregada foi de cunho interpretativo com base em Moita Lopes (1994), em que analisamos o caráter informacional multimodal do livro infantil Amoras, do rapper brasileiro Emicida, a partir do Show em framework de Callow (2008) e da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2021). A principal conclusão a que chegamos é de que o livro Amoras é rico na sua abordagem multimodal dos símbolos de africanidades (com ênfase no feminino negro, na religiosidade e nas personalidades negras), o que pode reverberar em uma sensibilização, ainda na infância, em prol de uma educação antirracista e de uma leitura de palavras e imagens relacionadas às africanidades para crianças por intermédio do professor em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Michelle Soares Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola (UECE), em Letras Português (Estácio) e Serviço Social (UECE). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre em Linguística Aplicada e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente, cursa estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pela UECE.   

Marcos Alberto Xavier Barros, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PósLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE/2019). Tem Mestrado em Linguística Aplicada também pelo PósLA (UECE/2014). É Graduado em Letras-Português pela mesma universidade (UECE/2010). Membro do Grubo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE). Tem-se dedicado às áreas da Linguística Aplicada, da Nova Pragmática, da Análise de Discurso Crítica, da Filosofia da Linguagem e da Teoria do Círculo de Bakhtin.

Antonia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Titular de Linguística Aplicada no Curso de Letras-Inglês e Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará desde 2000. Doutora em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996. Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1983 e Graduada em Letras-Inglês pela Universidade federal do Piauí (UFPI) em 1977. 

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Publicado

2025-03-28

Cómo citar

PINHEIRO, M. S.; BARROS, M. A. X.; ARAÚJO, A. D. Letramento Multimodal Crítico a partir de símbolos de africanidades : uma proposta pedagógica apoiada na análise da obra Amoras, do rapper Emicida. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 35–59, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.13697. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13697. Acesso em: 7 abr. 2025.

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