A audiodescrição (AD) na formação estética de futuros(as) pedagogos(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10598

Palavras-chave:

Audiodescrição, Formação Estética, Pedagogos(as)

Resumo

Neste artigo, apresentamos recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo geral foi o de analisar de que modo a audiodescrição (AD) poderia influenciar no processo de formação estética de futuros(as) pedagogos(as). No referencial teórico, discutimos acerca da formação docente (SAVIANI, 2011; ANDRÉ, 2010; GATTI, 2010; TARDIF; LESSARD, 2005), Arte-Educação (EISNER, 2018; BARBOSA, 2018; LANIER, 2018; SCHILLER, 2011; OSTROWER, 2001; DUARTE JUNIOR, 1994), experiência e formação estética de professores (MORAES; OLIVEIRA; RIBEIRO, 2021; MORAES, 2015; SCHILLER, 2011; OSTROWER, 2001; VÁZQUEZ, 1999; LUKÁCS, 1963) e audiodescrição (OLIVEIRA, 2018; ARAÚJO, 2017; ADERALDO; NUNES, 2016; ALVES; ARAÚJO, 2016; MOTTA, 2016; FRANCO; ARAÚJO, 2011; JIMÉNEZ, 2010; MOTTA; ROMEU FILHO, 2010; HOLLAND, 2009; DE COSTER; MÜHLEIS, 2007). A pesquisa apresentou natureza qualitativa (MINAYO, 2009), abordagem exploratória (MINAYO, 2009; GIL, 2008), com subsídios da pesquisa-formação (LONGAREZI; SILVA, 2013; NUNES; MOURA, 2019). A análise de dados se deu pelo método da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Os resultados apontaram que, além de ser um recurso de acessibilidade, a AD também pode atuar como um potente meio de formação estética de futuros(as) pedagogos(as), o que é de extrema relevância se levarmos em consideração que esses profissionais são os responsáveis por ministrar o componente curricular de Arte nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Georgia Tath Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (2021-atual); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará; Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual de Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia - Faculdade Cesma de Maracanaú (FACESMA) (2019-2022); Licenciada em Letras/Espanhol - Universidade Estadual do Ceará (UECE); Licenciada em Educação Física - Universidade Federal do Ceará (UFC). Tutora do curso de Licenciatura em Letras ? Língua Espanhola, da Universidade Federal do Ceará, na modalidade a distância (2020-2021). Assistente Técnica na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual do Ceará (PROPLAN/UECE) (2019-2021). Professora colaboradora do curso Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA) (2012-2014). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em Educação - UFC (2020). Doutora em Educação - UNICAMP (2015). Mestra em Educação - UFC (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes - UECE (2007) e em Políticas Sociais - UNB (2001). Licenciada em Arte-educação. Graduada em Serviço Social - UECE (1999). Atualmente é professora adjunta da UECE. Tem experiência na área de Educação, com foco nos seguintes temas: Arte-educação, Saberes e Formação Docente, Pesquisa-formação. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI/UECE - NACE. Está vinculada aos Programas de Pós-Graduação - PPGE e MAIE/UECE. Associada à ANPED. Foi vice-coordenadora do PPGE-UECE (2021-2023). Coordena o Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino - IARTEH.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. T. L. de; MORAES, A. C. de. A audiodescrição (AD) na formação estética de futuros(as) pedagogos(as). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 47–65, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10598. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10598. Acesso em: 29 abr. 2024.