A ARGUMENTAÇÃO DO CIRCO CONTEMPORÂNEO:ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO RELEASE DO ESPETÁCULO VAREKAI DO CIRQUE DU SOLEIL

Autores

  • Cristina Alves de Macedo UNEB
  • Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira UFBA

Palavras-chave:

Argumentação, Auditório, Técnicas argumentativas, Circo

Resumo

O presente artigo discute sobre a argumentação do circo, focando o estudo no release do espetáculo Varekai apresentado pelo Cirque du Soleil. Busca-se trazer indicações sobre o auditório ao qual se dirige o espetáculo Varekai e discutir sobre as técnicas argumentativas utilizadas no release, com base na classificação disponibilizada por Perelman e Tyteca (2005). Inicialmente, o artigo descreve a história do circo, mostrando sua evolução desde o Circo Moderno ao Circo Contemporâneo, e a classificação dos circos, em pequeno, médio e grande, destacando que o Cirque du Soleil é um circo de grande porte. Discute-se sobre o auditório do espetáculo Varekai e por fim, abordam-se as técnicas argumentativas presentes no release.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê, 2006.
BOLOGNESI, M. F. O Circo “Civilizado”. 2002. Disponível em: <http://sitemason.vanderbilt.edu/fi-les/c36CfC/Bolognesi%20Mrio%20Fernando.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2011.
VAREKAI, Cirque du Soleil. Site de divulgação do espetáculo Varekai. Disponível em: <http://www.cirquedusoleil.com/pt/shows/varekai/show/about.aspx>. Acesso em: 12 ago. 2011.
COSTA, E. B. A. Saltimbancos Urbanos: a influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90. 1999. 718f. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Comunicação e Arte da Univer-sidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
MACEDO, C. A. de.Educação no Circo: crianças e adolescentes no contexto itinerante. Salvador: Quarteto, 2008.
MONTEIRO, G. L. O discurso jornalístico de desenvolvimento sustentável: as estratégias argumen-tativas utilizadas em reportagens ambientais do jornal nacional. 2011. 170f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2011.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-20

Como Citar

DE MACEDO, C. A.; DE OLIVEIRA, J. O. N. A ARGUMENTAÇÃO DO CIRCO CONTEMPORÂNEO:ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO RELEASE DO ESPETÁCULO VAREKAI DO CIRQUE DU SOLEIL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 27–36, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1890. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos