O POVO TAMBÉM GOVERNA: UM ESTUDO DE CASO DO DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DO EX-PRESIDENTE BRASILEIRO, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA

Autores

  • Dayse Alfaia

Palavras-chave:

Discurso de tomada de posse, argumentação, ethos, pathos, responsabilidade enunciativa

Resumo

O objetivo principal deste artigo é verificar/abordar alguns elementos linguístico-discursivos em alguns excertos do discurso de tomada de posse (doravante DTP) do ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2003, mais conhecido como Lula. É preciso entendermos, a priori, que o Discurso Político é, em sua essência enunciativa, uma forma de argumentar (cf. ADAM 2011, p., 122) com o intuito de persuadir o interlocutor. Deve-se, ainda, perceber que há uma separação propriamente dita entre língua e discurso, como ressalta (SAUSSURE 2002, p. 95 in ADAM, 2011, p. 29). O discurso, na realidade, demonstra uma coesão entre dois conceitos “revestidos de forma linguística” (ADAM, 2011, p. 30). Entendermos como se aplica a formação discursiva, num DTP, por exemplo, consiste em descortinarmos o que está nas entrelinhas, ou simplesmente o que, de forma estratégica, o ex-presidente Lula, como enunciador político, procura elaborar, através da língua, alguma forma de persuadir o enunciatário a uma determinada ideia. Neste estudo de caso específico, abordar-se-á, portanto, algumas estratégias de persuasão ao nível da Língua e ao nível Discursivo, que nos darão a real noção de como um político constitui, em seu enunciado, alguns lexemas afetivos, a responsabilidade enunciativa (RE), a forma como a figura política constituirá o seu ethos, tendo em conta o pathos – já estudados na Retórica clássica – e, finalmente, determinados enunciados que serão revelados ao seu enunciatário como este tem o dever de governar, abstraindo do enunciador a responsabilidade Institucional do Estado. É, portanto, legítimo salientar que o enunciador político, através de uma forma implícita, revelar-nos-á que o povo também governa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, J. M. A linguística textual: Introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações (orgs) Heidmann, U., Maingueneau, D.; Soares Rodrigues, M. das G., Neto, J. G. da S., Passegi, L. São Paulo: Cortez, 2010.
ALEXANDRE, JR. M. Argumentação Retórica em Fílon de Alexandria. Lisboa: Instituto Nacional de investigação científica, 1990.
AMOSSY & PYERROT. O lugar da argumentação na análise do discurso: abordagens e desafios contemporâneos. Universidade de Tel-Aviv. Tradução de Adriana Zavaglia, 2001.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse, Alberto e Abel do Nascimento Pena. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005.
ASCOMBRE, J.C. & DUCROT, O. L’argumentation dans la langue. 2ª ed. Pierre Mardaga editeur, 1988.
CHARAUDEAU, P. & Maingueneau, D. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komseu. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
CHARAUDEAU, P. “Identidade Social e identidade discursiva: o fundamento da competência comunicacional”. In Pietrolongo (org.) O trabalho da tradução, Rio de Janeiro, 2009.
COUTINHO, M. A. Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCG, 2003.
DANBLON, E. La justification argumentative. Vers une théorie de la rationalité, ULB, 2001.
DUCROT, O. Dire et ne pas dire. Herman, Paris, 1972.
KERBRAT-ORECCHIONI. C. L’implicite, Paris, Armand Colin, 1996.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2005.
MARQUES, M. A. A voz dos outros no parlamento. Lisboa: Universidade do Minho, 2007.
PERELMAN, CH. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Traité de l’argumentation. La nouvelle rhetorique. Bruxelles: Éditions de l’Université de Bruxelles, 1958.
Webgrafia
www.institutolula (15-01-2015)

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

ALFAIA, D. O POVO TAMBÉM GOVERNA: UM ESTUDO DE CASO DO DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DO EX-PRESIDENTE BRASILEIRO, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 117–128, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1689. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos