Ensino de inglês com o gênero e-mail de convite e o uso de Inteligência Artificial generativa na escrita
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.15885Palavras-chave:
e-mail de convite, dialogismo, autoria, escrita em ILA, ChatGPTResumo
Este estudo apresenta uma proposta metodológica para o ensino da escrita em inglês como língua adicional (ILA) centrada no gênero e-mail de convite e no uso do ChatGPT como recurso de apoio. Fundamentada na noção bakhtiniana de dialogismo, em particular nos conceitos de responsividade, autoria e gênero discursivo, a proposta organiza-se em cinco etapas: diagnóstico inicial, estudo do gênero, produção preliminar, interação com o ChatGPT e reescrita responsiva com socialização. O objetivo é oferecer um roteiro didático que favoreça a reflexão crítica sobre escolhas linguísticas e a tomada de decisão autoral. O referencial teórico abrange contribuições sobre escrita em ILA (Brown; Lee, 2015; Flower; Hayes, 1981; Tribble, 1996; Richards; Rodgers, 2014), gênero e-mail de convite (Marcuschi, 2008) e uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no ensino de idiomas (Godwin-Jones, 2022; Gill et al., 2024; Alharbi, 2023; Vicente-Yagüe-Jara et al., 2023; Ricart-Vayá, 2024; Santos; Pereira; Matos, 2025). Discutimos os potenciais didáticos e as limitações da ferramenta, incluindo riscos como respostas imprecisas ou enviesadas, e o papel do professor como mediador crítico. O texto visa contribuir com práticas adaptáveis a diferentes contextos de ensino, sem apresentar aqui aplicação empírica, mas indicando caminhos para avaliação futura.
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Referências
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