Revalidação de escalas para Avaliação de Imagem Corporal e Burnout em Estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025024Palavras-chave:
Estudantes de medicina., Saúde mental., Imagem corporal.Resumo
Este estudo teve como objetivo validar o Body Shape Questionnaire (BSQ) e a Escala de Burnout em Estudantes Universitários (ESB-eu) em uma amostra com 513 estudantes de Medicina. Foram aplicadas análises fatoriais confirmatórias e avaliadas a confiabilidade interna e a validade estrutural de ambos os instrumentos. O BSQ apresentou excelente consistência interna (α = 0,969; ω = 0,971) e bom ajuste ao modelo de quatro fatores, com cargas fatoriais elevadas. A ESB-eu também demonstrou altos índices de confiabilidade (α = 0,872; ω = 0,874) e validade do construto, com modelo de três fatores ajustado adequadamente. Os resultados reforçam a aplicabilidade desses instrumentos para avaliar insatisfação com a imagem corporal e sintomas de burnout no contexto acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde mental entre universitários.
Métricas
Referências
ARAGÃO, J. C. S. et al. Saúde mental em estudantes de medicina. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 0, n. 14, p. 038–041, 17 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2267
BATISTA, R. S. et al. Burnout e satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, p. e03713, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020002003713
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Burnout Syndrome Assessment Scale in University Students: construction and validity evidence. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e171974013, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4013
COOPER, P. J. et al. The development and validation of the body shape questionnaire. Int J Eat Disord, v. 6, n. 4, p. 485-494, 1987. DOI: https://doi.org/10.1002/1098-108X(198707)6:4%3C485::AID-EAT2260060405%3E3.0.CO;2-O
DI PIETRO, M.; SILVEIRA, D. X. Internal validity, dimensionality and performance of the Body Shape Questionnaire in a group of Brazilian college students. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 31, n. 1, p. 21–24, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1516-44462008005000017
FERREIRA, A. C. G. R. et al. Associação de transtornos alimentares e imagem corporal em estudantes de medicina durante a pandemia de COVID-19. Amazônia Science & Health, v. 12, n. 1, p. 58–70, 2024. DOI: https://doi.org/10.18606/2318-1419/amazonia.sci.health.v12n1p58-70
GOMES, L. H. N. et al. Autopercepção da imagem corporal e atitudes alimentares de estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 10, p. 1-9, 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/REAS.e14042.2023
LOPES, L. F. S. et al. Assessment of body imagedistortion and dissatisfaction in students andhealthcare professionals. DEMETRA Alimentação Nutrição & Saúde, v. 17, p. e61016, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2022.61016
MAROCO, J. Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, software & Aplicações. [s.l.] ReportNumber, Lda, 2014.
Nascimento, S. B.; Araújo, Í. L. S. B. Perfil Antropométrico e Insatisfação Corporal de Estudantes Universitários. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, n. 82, p. 864-870, 2019.
Organização Mundial da Saúde. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice (Summary Report). Geneva: WHO, 2004.
PASQUALI, L. Psicometria teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes, 2009.
SANTOS, M. M. DOS et al. Comportamento alimentar e imagem corporal em universitários da área de saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, n. 2, p. 126–133, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000308
SHI, Y. et al. A Rasch Analysis Validation of the Maslach Burnout Inventory-Student Survey with Preclinical Medical Students. Teaching and learning in medicine, v. 31, n. 2, p. 154-169, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/10401334.2018.1523010
SOARES, S. J. B. Common mental disorders among medical students: systematic review and meta-analysis of Brazilian studies. Sao Paulo Med J., v. 140, n. 4, p. 615-622, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-3180.2021.0851.r1.27012022
TODOROVIC, J. et al. Validation of the Study Burnout Inventory and the Copenhagen Burnout Inventory for the use among medical students. International journal of occupational medicine and environmental health, v. 34, n. 6, p. 737-745, 2021. DOI: https://doi.org/10.13075/ijomeh.1896.01726
TREASURE, J.; DUARTE, T. A.; SCHMIDT., U. Eating disorders. Lancet, v. 395, p. 899-911, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30059-3
WONGTRAKUL, W. et al. Reliability and validity study of the Thai adaptation of the Copenhagen Burnout Inventory-Student Survey (CBI-SS) among preclinical medical students at the Faculty of Medicine Siriraj Hospital, Mahidol University, Thailand. PloS one, v. 16, n. 12, p. e0261887, 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0261887
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Burn-out an "occupational phenomenon": International Classification of Diseases, 2019. Disponível em: https://www.who.int/news/item/28-05-2019-burn-out-an-occupational-phenomenon-international-classification-of-diseases