Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025013

Palabras clave:

Habilidades Socioemocionais. Psicologia Escolar/Educacional. Educação Infantil.

Resumen

O desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais (HS) é necessária às crianças, permitindo a construção de amizades, gestão de conflitos e expressão adequada de emoções. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Psicologia Escolar/Educacional (PEE) no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais em crianças da Educação Infantil de uma escola de Fortaleza/CE. O estudo é qualitativo e baseia-se no relato de experiência do "Projeto Emoções". Observou-se que o ambiente escolar é propício para o desenvolvimento socioemocional. Concluiu-se que a PEE pode realizar importantes intervenções teórico-práticas baseadas nas HS, podendo prevenir transtornos futuros, e estimulando a expressividade emocional adequada de crianças.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carolina Farias Machado Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicóloga pela UECE, com formação em Psicologia Escolar pelo IEMB.

Juliana de Souza Ferreira Vieira, Centro Universitário 7 de Setembro

Doutoranda em Educação (PPGE/UECE); Mestre em Psicologia (PPGPSI/UNIFOR); Esp. em Psicologia Educacional/Escolar (CFP) e Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UNI7); Psicóloga (UNIFOR) e Docente universitária.

Hanna Helena Gadelha de Souza Othon, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Psicóloga pela UECE, Especialização em Psicologia Escolar e Educacional (Academy Educação) e Mestranda em Educação (PPGE UECE).

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (ABRAPEE). Nota Técnica sobre atribuições da(o) Psicóloga(o) Escolar e Educacional. (2020). Disponível em: https://abrapee.wordpress.com/2020/12/22/nota-tecnica-sobre-atribuicoes-dao- psicologao-escolar-e-educacional/ Acesso em: 05 de jan. de 2023.

ANDALÓ, Carmem Silvia de Arruda. O papel do psicólogo escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 4, n. 1, p. 43-46, 1984. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98931984000100009 Acesso em: 25 de out. 2022.

BARBOSA, Débora Rosária. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32(spe), p. 104-123, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cB6yXc4HxJhk4FH8YPrnrNM/abstract/?lang=pt# Acesso em: 18 de set. 2022

BARBOSA, Rejane Maria; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 393- 402, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/?lang=pt Acesso em: 18 de set. 2022

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2017. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 15 de jan. 2023

BRASIL. Manual de Implementação Escolar: Estratégia de Desenvolvimento Socioemocional. 2022. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/brasil-na-escola/eixos-do-programa Acesso em: 15 de jan. 2023

CASSINS, Ana Maria, et al. Manual de Psicologia Escolar/Educacional. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. Disponível em: https://crppr.org.br/wp- content/uploads/2019/05/157.pdf Acesso em: 01 de out. 2022

DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

FERREIRA, Fabiana Ribas; CARVALHO, Maria Aparecida Gomes de; SENEM, Cleiton José. Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência. Construção Psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 84-98, 2016. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100007 Acesso em: 02 de fev. 2023

GIACOMONI, Claudia Hofheinz; SOUZA, Luciana Karine de; HUTZ, Claudio Simon. Você é feliz? A autopercepção da felicidade em crianças. Psicologia da Educação, v. 43, p. 13-22, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 69752016000200002 Acesso em: 02 de fev. 2023

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2018.

PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 1, p. 179-182, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/wXnm95Rk4KtH9zKwkVDdtfC/?lang=pt Acesso em: 12 de dez. 2022.

Publicado

2025-08-05

Cómo citar

LIMA, C. F. M.; VIEIRA, J. de S. F.; GADELHA DE SOUZA OTHON, H. H. Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais na Educação Infantil. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025013, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15812. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a