Mapeamento das possibilidades de internacionalização de mestrandos e doutorandos da área de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024023

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Formação de Professores, Internacionalização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades de internacionalização de um grupo de mestrandos e doutorandos através da análise do Plano de Ação, utilizado como instrumento avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina optativa no curso de Pós-Graduação em Educação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando como análise dos dados o mapeamento das possibilidades de atividades de internacionalização, categorizadas em uma tabela dividida em três classificações de itens e atividades de internacionalização. Foram identificados 34 objetivos e metas compreendidos dentre as três categorias de possibilidades de internacionalização no Ensino Superior. A utilização do Plano de Ação possibilitou que os pós-graduandos refletissem sobre seus interesses de internacionalização com o objetivo de promover metas e atividades de internacionalização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luíza Feitosa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

Paulo Ernesto Lima Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Emanuela Vieira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Educação (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Referências

BBRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf Acesso em: 30 jun. 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028. Ministério da Educação, Brasília, 2024.

DA SILVA, Edna Lucia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

GARCIA, Maria Lúcia T. FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Internacionalização da Pós-Graduação: para que? Para quem? E como? Argum., Vitória, v. 15, n. 2, p. 32-40, maio/ago. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª Ed. São Paulo. Editora Atlas, 2023.

PONTES JUNIOR, J. A. de F.; ABREU, M. C. A. de. Inserção Social e Internacionalização da Formação de Professores do Nordeste:: avaliação das produções de 2010 a 20201. Inovação & Tecnologia Social, v. 11, p. 76–86. DOI: https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.11.10754

RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e161579, 2018.

Publicado

2024-11-02

Como Citar

BEZERRA, A. L. F.; FERREIRA, P. E. L.; OLIVEIRA, E. V. de; OLIVEIRA, M. L. G. de. Mapeamento das possibilidades de internacionalização de mestrandos e doutorandos da área de Educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024023, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13576. Acesso em: 21 nov. 2024.