Inserção social na Pós-graduação em Educação como critério avaliativo: um campo em aberto
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023012Palavras-chave:
Pós-graduação, Inserção social, Estado do conhecimento, Comunicação científicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), inserida em um projeto nacional sobre a expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014–2024). O objetivo principal é mapear a temática da inserção social e sua relação com a pós-graduação em educação no Brasil, utilizando dois repositórios: o Catálogo de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Destaca-se a importância desses estudos na identificação de lacunas e nas análises que contribuem para o avanço do conhecimento científico.
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIANCHETTI, Lucídio. A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, ago. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2023.
BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WnyNvHfpMyhmKW7LzfX33Wf/?lang=pt. Acesso: 07 jul. 2023.
BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BOUFLEUER, José Pedro. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista de Educação Pública, v. 18, n. 37, p. 371-382, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/488. Acesso em: 06 ago. 2023.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.º 977/65. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1965.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pós-graduação: Capes comemora 66 anos de existência nesta terça, 11. Brasília, DF: MEC, 17 jul. 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/51461-capes-comemora-66-anos-de-existencia-nesta-terca-11. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Educação superior: Programas de pós-graduação ganham avaliação quadrienal. Brasília, DF: MEC, 10 jul. 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educacao-superior-1690610854/51411-programas-de-pos-graduacao-ganham-avaliacao-quadrienal. Acesso em 16 jul. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG. Relatório técnico, 2018. Disponível em: http://regionais.anped.org.br/norte2018/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/PNPG-CS-Avaliac%C3%A3o_Final_10-10-18_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 27 ago. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Documento de Área: Área 38: Educação. 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Ficha de Avaliação: grupo de trabalho. Grupo de Trabalho. 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf .Acesso em: 11 ago. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Sobre a CAPES. Brasília, DF: CAPES, 05 jan. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Quadrienal 2017 apresenta mudanças na avaliação da pós-graduação. 01 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/quadrienal-2017-apresenta-mudancas-na-avaliacao-da-pos-graduacao. Acesso em: 11 ago. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG: Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG. Brasília, DF: CAPES, 12 jul. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/ensino-e-pesquisa/copy_of_defesa-e-academia/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2020-2031#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%3F,gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20pesquisa%20no%20Brasil. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Periódicos CAPES: Quem somos. Brasília, DF: CAPES, 2023. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 16 jul. 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE no 977/65. Revista Brasileira de Educação, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/VSnWgN8xMgjTc3VR534PSGN/?lang=pt#. Acesso: 07 jul. 2023.
FERRARO, Alceu Ravanello. ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 47-69, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300001
FERRAÇO, Carlos Eduardo; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inserção Social: em busca de sentidos e de indicadores para a avaliação da pós-graduação na área da Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n.111, p. 420-440, abr./jun. 2021.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/gr8GBvF3dRMRRFDGVPvBbqD/. Acesso em: 13 jul. 2023.
GATTI, Bernadete. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 35-49, jan./dez. 2008.
http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300525. Acesso em: 12 jul. 2023.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 13 jul. 2023.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 13 jul. 2023.
ROLIM, Paulo Yvens Farias; RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 3, p. 525-545, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wN88KZ4XXqBryHnPYNVmT9z/. Acesso em: 13 jul. 2023.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS R, I. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogos Educacionais, Curitiba, V. 6, n19, p.37-50, set./ dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.