Inserção social na Pós-graduação em Educação como critério avaliativo: um campo em aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023012

Palavras-chave:

Pós-graduação, Inserção social, Estado do conhecimento, Comunicação científica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), inserida em um projeto nacional sobre a expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014–2024). O objetivo principal é mapear a temática da inserção social e sua relação com a pós-graduação em educação no Brasil, utilizando dois repositórios: o Catálogo de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Destaca-se a importância desses estudos na identificação de lacunas e nas análises que contribuem para o avanço do conhecimento científico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jader Juvino da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, com financiamento do CNPq.

Maria Elizângela Mendes Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIANCHETTI, Lucídio. A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, ago. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2023.

BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WnyNvHfpMyhmKW7LzfX33Wf/?lang=pt. Acesso: 07 jul. 2023.

BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BOUFLEUER, José Pedro. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista de Educação Pública, v. 18, n. 37, p. 371-382, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/488. Acesso em: 06 ago. 2023.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.º 977/65. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1965.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pós-graduação: Capes comemora 66 anos de existência nesta terça, 11. Brasília, DF: MEC, 17 jul. 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/51461-capes-comemora-66-anos-de-existencia-nesta-terca-11. Acesso em: 12 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Educação superior: Programas de pós-graduação ganham avaliação quadrienal. Brasília, DF: MEC, 10 jul. 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educacao-superior-1690610854/51411-programas-de-pos-graduacao-ganham-avaliacao-quadrienal. Acesso em 16 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG. Relatório técnico, 2018. Disponível em: http://regionais.anped.org.br/norte2018/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/PNPG-CS-Avaliac%C3%A3o_Final_10-10-18_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 27 ago. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Documento de Área: Área 38: Educação. 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Ficha de Avaliação: grupo de trabalho. Grupo de Trabalho. 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf .Acesso em: 11 ago. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Sobre a CAPES. Brasília, DF: CAPES, 05 jan. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Quadrienal 2017 apresenta mudanças na avaliação da pós-graduação. 01 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/quadrienal-2017-apresenta-mudancas-na-avaliacao-da-pos-graduacao. Acesso em: 11 ago. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG: Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG. Brasília, DF: CAPES, 12 jul. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/ensino-e-pesquisa/copy_of_defesa-e-academia/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2020-2031#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%3F,gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20pesquisa%20no%20Brasil. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (org.). Periódicos CAPES: Quem somos. Brasília, DF: CAPES, 2023. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 16 jul. 2023.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE no 977/65. Revista Brasileira de Educação, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/VSnWgN8xMgjTc3VR534PSGN/?lang=pt#. Acesso: 07 jul. 2023.

FERRARO, Alceu Ravanello. ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 47-69, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300001

FERRAÇO, Carlos Eduardo; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inserção Social: em busca de sentidos e de indicadores para a avaliação da pós-graduação na área da Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n.111, p. 420-440, abr./jun. 2021.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/gr8GBvF3dRMRRFDGVPvBbqD/. Acesso em: 13 jul. 2023.

GATTI, Bernadete. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 35-49, jan./dez. 2008.

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300525. Acesso em: 12 jul. 2023.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 13 jul. 2023.

PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 13 jul. 2023.

ROLIM, Paulo Yvens Farias; RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 3, p. 525-545, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wN88KZ4XXqBryHnPYNVmT9z/. Acesso em: 13 jul. 2023.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS R, I. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogos Educacionais, Curitiba, V. 6, n19, p.37-50, set./ dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.

Publicado

2023-12-14

Como Citar

SOUZA, A. S.; SILVA, J. J. da; PEREIRA, M. E. M. Inserção social na Pós-graduação em Educação como critério avaliativo: um campo em aberto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023012, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12112. Acesso em: 21 nov. 2024.