Gestão escolar e aprendizagem discente no contexto das avaliações externas: o estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024005

Palavras-chave:

ESTADO DA QUESTÃO, GESTÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO EXTERNA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre o tema da gestão escolar e a aprendizagem discente sob o prisma da avaliação externa com a elaboração do estado da questão. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Através da análise dos trabalhos mapeados e selecionados, é possível constatar que apresentam variadas perspectivas de abordagem ao objeto de investigação, com suas implicações e utilidades no cotidiano escolar. Os principais temas e categorias evidenciados neste estudo são: defesa do uso da avaliação externa como ferramenta para a gestão pedagógica e melhoria da aprendizagem discente; implicações das avaliações externas no cotidiano escolar; a avaliação externa como efeito danoso ao cotidiano escolar; necessidade de aperfeiçoamento das avaliações externas como ferramenta de informação para a gestão escolar.

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Biografia do Autor

Maíra Moreira Prudêncio, Universidade Estadual do Ceará

Professora da rede pública de Fortaleza e de Maracanaú, desde 2021 exerce o cargo de coordenadora de articulação da Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais (SEPS) no município de Maracanaú. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2024-08-24

Como Citar

PRUDÊNCIO, M. M. Gestão escolar e aprendizagem discente no contexto das avaliações externas: o estado da questão. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024005, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13527. Acesso em: 26 set. 2024.