A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio
Mots-clés :
Ensino de Química, Ensino Médio, ExperimentaçãoRésumé
Sabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento.
Références
BARROS, C.; PAULINO, W.R. Ciências: Física e Química. 8a. Série. Editora Ática. 2006. 256p.
COSTA JÚNIOR, I. M. et al. A relevância das mídias digitais em Educação na concepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p.74211-74229, 2020.
DAMASCENA, P. H. M.; CARVALHO, C. V. M.; SILVA, L. A. S. Estratégias didáticas no ensino de Química: em foco o uso de paródias. Multi-Science Journal, v. 1, n. 13, p. 30-38, 2018.
FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A Importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009.
FULFARO, M. Manual do Mundo. Água Furiosa. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2013/06/experimento-de-quimica-da-agua-furiosa/> Acesso em: 05 abr. 2021.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A.. A problematização das atividades experimentais na educação superior em Química: uma pesquisa com produções textuais docentes. Quim. Nova, v. 34, n. 5, p. 899-904, 2011.
GOUVEIA, J. V. V. S. et al. Correlacionando a teoria com a prática usando experimentação no ensino de química. Ciclo Revista, v. 3, n. 1, 2018.
LIMA, J. P. L.; SAWITZKI, M. C.; PESSANO, E. F.C.. Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã. Revista Exitus, v. 7, n. 3, 2017.
RODRIGUES, R. P.; Cordeiro, S. P. R.; Saretto, T. M. A importância da aula experimental no Processo de Ensino-Aprendizagem para alunos surdos: um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Research, Society and Development, v. 9, n. 5, 2020.
SANTOS, L. R.; MENEZES, J.A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Rev. Eletrônica Pesquiseduca., v. 12, n. 26, p. 80-207, 2020.
SILVA, J. N. et al. Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 13, n. 1, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andreza de Faria Alves Cruz, Ellen Daiana Souza Ferro, Jonathan de Araújo Ramalho, Luiza de Magalhães , Camila Cota Vianna, Fernanda Raquel Carvalho 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.