Uma vivência durante o programa de residência pedagógica em turmas de 3° ano do ensino médio
relato de experiência
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de Química, Experiência no Ambiente EscolarResumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado adquirido durante o programa de Residência Pedagógica realizado nas turmas de 3° ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi descrever as experiências obtidas ao longo desse processo. Dessa forma, essa atividade foi executada com os alunos do último ano do Ensino Médio, da disciplina de Química de uma escola pública, localizada no município de Crateús, no Ceará. As aulas ocorreram de forma remota, onde tive a oportunidade de acompanhar todas as aulas e atividades ministradas pelo professor da turma. No decorrer desse seguimento, tive a chance de participar como professora, desenvolvendo atividades, vídeos e ministrando aulas online. A experiência vivenciada no ambiente escolar nesse período contribuiu muito quanto à formação docente de futuros professores, mostrando dessa maneira que o programa de Residência Pedagógica proporciona uma visão mais ampla sobre a prática docente exercida em sala de aula.
Referências
MAURICIO, Maria Fernanda Maceira; OLIVEIRA, Francismara Neves de. Relato de experiência do estágio em docência no ensino superior. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. 7 p. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/6.%20RELATO%20DE%20EXPERIENCIA%20DO%20ESTAGIO%20EM%20DOCENCIA%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2021.
PEREIRA, Igo Miquéias dos Santos. Relato de experiências do estágio supervisionado na universidade e no campo. Piauí: Revista Educação em Foco, 2018. 9 p. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/12/019-RELATO-DE-EXPERI%C3%8ANCIAS-DO-EST%C3%81GIO-SUPERVISIONADO-NA-UNIVERSIDADE-E-NO-CAMPO.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
SANCHES, Kevelen Camila et al. A residência pedagógica na licenciatura de pedagogia da UEL: um relato de experiência. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. 9 p. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/1.%20A%20RESIDENCIA%20PEDAGOGICA%20NA%20LICENCIATURA%20DE%20PEDAGOGIA%20DA%20UEL%20UM%20RELATO%20DE%20EXPERIENCIA.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: Diálogos em Educação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 227-247, ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 26 fev. 2021.
SILVA, Pollyana Fernandes da; PAIVA, Abraão Henrique Nunes de; GURGEL, Iure Coutre. A importância do estágio para a formação docente: ação- reflexão da teoria á prática. Rio Grande do Norte: Setep, 2016. 9 p. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26181. Acesso em: 23 fev. 2021.
SILVA, Maria Patricia Morais da; PINHEIRO, Fernanda Aparecida Domingos. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: conhecimentos compartilhados no programa residência pedagógica. Bahia: III Encontro de Iniciação A Docência e Educação Tutorial, 2019. 4 p. Disponível em: http://semanauniversitaria.unilab.edu.br/submissao/gerarTrabalho.php?idTrabalho=3417. Acesso em: 18 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ANTONIA LAIANE LOPES ABREU OLIVEIRA, Ana Lúcia Rodrigues da Silva, José Roberto de Sousa Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.