Uma vivência durante o programa de residência pedagógica em turmas de 3° ano do ensino médio

relato de experiência

Autores

  • ANTONIA LAIANE LOPES ABREU OLIVEIRA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Ana Lúcia Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • José Roberto de Sousa Miranda

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de Química, Experiência no Ambiente Escolar

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado adquirido durante o programa de Residência Pedagógica realizado nas turmas de 3° ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi descrever as experiências obtidas ao longo desse processo. Dessa forma, essa atividade foi executada com os alunos do último ano do Ensino Médio, da disciplina de Química de uma escola pública, localizada no município de Crateús, no Ceará. As aulas ocorreram de forma remota, onde tive a oportunidade de acompanhar todas as aulas e atividades ministradas pelo professor da turma. No decorrer desse seguimento, tive a chance de participar como professora, desenvolvendo atividades, vídeos e ministrando aulas online. A experiência vivenciada no ambiente escolar nesse período contribuiu muito quanto à formação docente de futuros professores, mostrando dessa maneira que o programa de Residência Pedagógica proporciona uma visão mais ampla sobre a prática docente exercida em sala de aula.

Referências

MAURICIO, Maria Fernanda Maceira; OLIVEIRA, Francismara Neves de. Relato de experiência do estágio em docência no ensino superior. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. 7 p. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/6.%20RELATO%20DE%20EXPERIENCIA%20DO%20ESTAGIO%20EM%20DOCENCIA%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2021.

PEREIRA, Igo Miquéias dos Santos. Relato de experiências do estágio supervisionado na universidade e no campo. Piauí: Revista Educação em Foco, 2018. 9 p. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/12/019-RELATO-DE-EXPERI%C3%8ANCIAS-DO-EST%C3%81GIO-SUPERVISIONADO-NA-UNIVERSIDADE-E-NO-CAMPO.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.

SANCHES, Kevelen Camila et al. A residência pedagógica na licenciatura de pedagogia da UEL: um relato de experiência. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. 9 p. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/1.%20A%20RESIDENCIA%20PEDAGOGICA%20NA%20LICENCIATURA%20DE%20PEDAGOGIA%20DA%20UEL%20UM%20RELATO%20DE%20EXPERIENCIA.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: Diálogos em Educação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 227-247, ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 26 fev. 2021.

SILVA, Pollyana Fernandes da; PAIVA, Abraão Henrique Nunes de; GURGEL, Iure Coutre. A importância do estágio para a formação docente: ação- reflexão da teoria á prática. Rio Grande do Norte: Setep, 2016. 9 p. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26181. Acesso em: 23 fev. 2021.

SILVA, Maria Patricia Morais da; PINHEIRO, Fernanda Aparecida Domingos. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: conhecimentos compartilhados no programa residência pedagógica. Bahia: III Encontro de Iniciação A Docência e Educação Tutorial, 2019. 4 p. Disponível em: http://semanauniversitaria.unilab.edu.br/submissao/gerarTrabalho.php?idTrabalho=3417. Acesso em: 18 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Como Citar

LOPES ABREU OLIVEIRA, A. L., Rodrigues da Silva, A. L., & de Sousa Miranda, J. R. (2021). Uma vivência durante o programa de residência pedagógica em turmas de 3° ano do ensino médio: relato de experiência. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5559

Edição

Seção

Relato de experiência