O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará

Autores

  • Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Palavras-chave:

Currículo, Reforma do Ensino Médio, Educação Física

Resumo

O golpe que destituiu da presidência, Dilma Roussef, a educação do país sofreu reformas
normatizadoras adequando-se à interesses empresariais. Nesse contexto, o Ceará criou, o
Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Destarte, a Educação
Física sempre lutou pela sua legitimação e legalização e o contexto escolar não poderia ficar de
fora. Com isso, levantamos a seguinte questão: qual o seu lugar nas DCRC do Ceará no Ensino
Médio? Objetivo geral: compreender o lugar da Educação Física no DCRC, considerando a
BNCC e a reforma do Ensino Médio. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se
pesquisa documental. Essa análise, observou um retrocesso: o entendimento do objeto de
conhecimento unicamente como linguagem, sua subalternização curricular, condicionando seus
conhecimentos à aquisição de competências e habilidades, hegemonia dos esportes, discursos
biologicistas, processos de avaliação baseado em experimentação. Enfim, essas reformas
atingiram toda a educação no país, promovendo um modelo empresarial que atende aos anseios
capitalistas.

Biografia do Autor

Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/CE. Coordenador Escolar na EEM JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO - CREDE18/SEDUC-CE. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2245652641952054

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

de Sousa Lima, R. T. (2024). O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12026

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior