Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente, Ensino de Biologia, Identidade Docente

Resumo

Esse artigo é fruto de um trabalho monográfico em que se buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, na visão de estudantes bolsistas ID que participaram, no período de 2014 a 2018, do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) licenciandos, cujos dados foram coletados através de um questionário composto por 7 (sete) perguntas abertas e analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Verificou-se que, na visão dos futuros professores participantes da pesquisa, as atividades que contemplaram Educação em Sexualidade e Natureza da Ciência contribuíram para preencher uma lacuna formativa, tendo em vista que tais temas ainda não haviam sido abordados nas disciplinas do curso e que sua inserção no cotidiano escolar e vivência da prática pedagógica na escola foram essenciais para constituir sua identidade docente.

Biografia do Autor

MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professor Assistente de Prática de Ensino em Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui experiência no ensino de Ciências Naturais (6º a 9º anos do Ensino Fundamental), Biologia e Práticas de Laboratório de Ciências (1º a 3º anos do Ensino Médio) e na docência no Ensino Superior (UFC, UESC e UECE). Licenciado em Ciências Biológicas (UFC, 2000), especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA, 2001), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2011) e doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS, desde 2017). Membro da Rede de Pesquisa de Educação em Ciências da UECE (REPENCI-UECE), da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia da UFBA (LEFHBio-UFBA) e ao 'Grupo de Pesquisa Química de Produtos Naturais e Materiais' da FACEDI-UECE (Linha de Pesquisa: Ensino de Química e Biologia). Possui interesse em pesquisas educacionais que abordem 'História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia' e 'Controvérsias Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia e suas implicações na formação de professores', em especial o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica'.

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Publicado

04-03-2021

Como Citar

Carneiro, T. de M., OLIVEIRA, M. C. A. D., & Oliveira, A. P. da S. (2021). Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência. Conexão ComCiência, 1(1), 1–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896