Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)

Autores

  • Luiza Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Paulo Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Lúcia Universidade Estadual do Ceará
  • José Roberto Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Prática Docente

Resumo

O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

Soares, L., Pereira Avelino, P. N. ., Rodrigues da Silva , A. L. . ., & Miranda, J. R. de S. . (2021). Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP). Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092

Edição

Seção

Relato de experiência