Tecnologia e alfabetização

um estudo iconográfico de representações sociais

Autores

  • Denise Teberga Mendanã Universidade Estácio de Sá
  • Cleusa Vieira da Costa Universidade Estácio de Sá
  • Edna Maria Querido de Oliveira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10777

Palavras-chave:

Representações sociais, Crianças, Imagens, Tecnologia

Resumo

Este artigo aborda as representações sociais da tecnologia na sala de aula em dois momentos: o primeiro presencial, antes da pandemia da COVID-19; e outro na aula remota, durante a pandemia. O Objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso de tecnologia como recurso auxiliar à prática docente em sala de alfabetização. A pesquisa foi realizada em duas salas de alfabetização, com um total de 54 alunos. No período presencial, os alunos realizaram atividades com uso de projetor touchscreen e, durante a pandemia, participaram de aulas síncronas e assíncronas. Durante o período presencial, os alunos desenharam e descreveram as aulas. No período remoto, narraram e desenharam como é aprender por meio das atividades online. Os resultados indicam que as tecnologias se fizeram importantes na continuidade da aprendizagem e nas metodologias, mas ficou evidente que, para as crianças, as relações sociais entre elas, os colegas e os professores são fundamentais.

Biografia do Autor

Denise Teberga Mendanã, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá, na linha de pesquisa de Representações Sociais e Práticas Educativas.  Possui Especialização Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Paraná (FAP - 2021). Possui especialização Lato sensu em Midias na Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté (2016) na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sócio Cultural. Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté (2006) e pós graduação em Educação: História Cultura e Sociedade, pela mesma Universidade (2009). Possui também graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009) e pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Brasil (2012). Tem experiência na área de Educação. Atua há 20 anos na Educação Básica, em sala de aula dos anos iniciais (alfabetização e letramento), bem como trabalho diferenciado em classes de recuperação paralela. Atuou também na gestão escolar como coordenadora pedagógica e vice-diretora do Ensino Fundamental e Infantil, na Prefeitura Municipal de Taubaté - SP.

Cleusa Vieira da Costa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em educação no Doutorado Interinstitucional da Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté (DINTER). Mestre em Educação pela UMESP. Graduada em pedagogia pela UNITAU. Professora efetiva do curso de pedagogia da UNITAU, atuando nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Metodologia da Língua Portuguesa, Alfabetização. Coordenadora Projeto PREX Contos e Encantos. Coordenadora do Estágio Curricular Supervisionada da Universidade de Taubaté Coordenadora voluntária do Programa de Residência Pedagógica. Desenvolve atividades de formação docente tanto na esfera pública quanto privada, com oficinas de leitura, contação de histórias e metodologias de ensino.

Edna Maria Querido de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Teberga Mendanã, D., Vieira da Costa, C., & Maria Querido de Oliveira, E. (2024). Tecnologia e alfabetização: um estudo iconográfico de representações sociais. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10777

Edição

Seção

Artigos