Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE

Autores

  • Ivaneide Severo Goiana Pedagoga do Estado de Pernambuco
  • Luana Ricarto da Costa Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE
  • Fabiana Vilar de Sousa Bezerra Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Ensino remoto, Formação docente, Educação, COVID-19

Resumo

A investigação discute os impactos da pandemia do Covid-19 o ensino remoto no cotidiano escolar dos profissionais da educação na rede municipal do Crato-CE. O referencial se baseou nos estudos de Arroyo (2003), Libâneo (2011), Kenski (2012) e Silva & Silva (2021). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica de documentos oficiais e normativos. Como resultados, percebemos que o Covid-19 causou vários impactos na educação devido à suspensão das aulas presenciais, com destaques para a deficiência de recursos tecnológicos, deixando de fora uma grande parcela social contribuindo, para ampliação das desigualdades educacionais. Diante do cenário, é urgente que se pense em políticas públicas direcionadas para a educação, com a finalidade de promover uma educação de qualidade. Porém é preciso ressaltar que a responsabilidade do déficit educacional não é somente dos professores, é sim, de uma série de fatores socioeconômicos que influenciam nas lacunas do que fragilizam o âmbito educacional.

Biografia do Autor

Ivaneide Severo Goiana, Pedagoga do Estado de Pernambuco

 Possui graduação em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2007). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é analista em gestão educacional (pedagoga) da Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu-PE. Tem experiência na área de história da educação, educação religiosa, práticas pedagógicas e instituições educacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4124046904801791. E-mail: ivaneidesevero28@gmail.com

Luana Ricarto da Costa, Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE

Graduada em Pedagogia pela-URCA. Especialista em educação. Professora da Educação Básica do Município de Juazeiro do Norte. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da URCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1106890309179909. E-mail: Luana.costa@urca.br

Fabiana Vilar de Sousa Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação. Professora da Educação Básica do Município de Crato-CE. E-mail: fabianavsb03@gmail.com

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales. Outro Sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª. ed-Vozes. Petrópolis-RJ, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em 10 de maio de 2020

BRASIL, MEC/SEF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996.

________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

________. Portaria nº 343. MEC. Diário oficial, de 18 de março de 2020. Acessado em 10 de junho de 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

_______. Conselho Nacional de Educação – CNE. Parecer CNE/CES, nº343/2020, aprovado em 16 de junho de 2020. Acessado em 10 de junho. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN3432020.pdf?query=137/2007-CEE/MS.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Maria José Sousa da, SILVA, Raniele Marque da. EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DESENCONTROS. Ed. Realize, Conedu, 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

Severo Goiana, I., Ricarto da Costa, L., & Vilar de Sousa Bezerra, F. (2024). Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12045

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior