Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
Mots-clés :
Pandemia da Covid-19, Estágio Remoto em Química, Formação PedagógicaRésumé
O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.
Références
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7a ed., São Paulo: Cortez, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimpressão da 1ª edição de 2011. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEDIN, J. Estágio supervisionado em época de Covid-19: experiência de Biblioteconomia da Unochapecó. AtoZ: Novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n.2, p. 241-247, 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.
CARDOZO, S.B.A.; TREICHEL, J.H.; MARQUEZAN, F.F. Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v.21, n.2, p. 167-180, 2020.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas. 2008.
LOPES, M.V.O. Sobre estudos de casos e relatos de experiência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 13, n. 4, 2012.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa – COVID-19 (Doença causada pelo novo Coronavírus). Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra> Acesso em: 21 fev. 2021.
SANTOS, E.M.; SILVA, W.I.; MENDES, A.A. Ensino Remoto e o Estágio Curricular em Língua Inglesa: Relatos de Caso do CESAD-UFS. Educte, v. 11, p. 1303-1319, 2020.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L.G. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura no cenário da Pandemia COVID-19. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TESSARO, P.S.; MACENO, N.G. Estágio Supervisionado em Ensino de Química. REDEQUIM, v.2, n.2, 2016.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva dos professores: ideias e prática. Lisboa: Educa, 1993.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus José dos Santos, Vinícius Catão de Assis Souza 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.