Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)

sua importância na Formação de Professores

Autores

  • Francisco Weleson Pereira Santana Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Lúcia Universidade Estadual do Ceará
  • José Roberto Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação Docente, Teoria e Prática

Resumo

Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Pereira Santana, F. W., Rodrigues da Silva , A. L. . ., & Miranda, J. R. de S. . (2021). Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129

Edição

Seção

Relato de experiência