A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APRESENTADA ATRAVÉS DE VÍDEO DIDÁTICO
UMA ALTERNATIVA INSTIGANTE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.67Palavras-chave:
fração; História da Matemática; vídeo didáticoResumo
Este trabalho traz uma proposta didática alternativa de ensino desenvolvida na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. Seu objetivo é discorrer sobre a importância de associar o uso da história da Matemática e a utilização de vídeo na sala de aula como recurso didático para o Ensino Fundamental, utilizando-as como alternativa metodológica e facilitadora da aprendizagem da Matemática. O trabalho ainda busca apresentar algumas reflexões aos graduandos e docentes de Matemática sobre a importância da utilização da história a Matemática o que pode tornar as aulas mais dinâmicas, instigantes, atrativas e reflexivas. Para abordar este tema foram utilizados, como principais bibliografias, os trabalhos de Boyer, Cavaliere e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, no intuito de tornar o trabalho mais embasado possível. Existem diversos métodos disponíveis para a utilização do recurso história da Matemática, neste trabalho optamos por utilizar o vídeo como método didático, considerando os benefícios que o mesmo pode causar na aprendizagem dos alunos e sabendo ainda que o vídeo é uma ferramenta que pode ser realizada em pouco tempo de aula, podendo ser útil em aulas de reforço no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. No desenvolvimento deste trabalho foi possível perceber através das leituras realizadas e as reflexões sobre o assunto em enfoque, que fazer abordagens sobre o surgimento dos conteúdos matemáticos é algo necessário e de total importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Através desse recurso, os alunos terão uma visão diferente do que é Matemática, deixando a indiferença que possuem com essa disciplina, destacamos aqui que mais interessante é o impacto que este recurso pode causar nos alunos, mostrando que a matemática não é apenas uma junção de algoritmos e fórmulas. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de um vídeo de História da Matemática sobre o conteúdo de fração, conteúdo de suma importância no ensino fundamental e na vida acadêmica de todos.