A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • ELAINE de Sousa TEODOSIO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930

Palavras-chave:

História da matemática; Mapa da Multiplicação; Recurso didático

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estuda a Espiral de Tesla ou Mapa da Multiplicação como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica no Ensino Médio, principalmente para os alunos que têm dificuldade com a multiplicação. No texto apresentamos como obtemos os múltiplos. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a importância da História da Matemática no processo educativo.  Além disso, a Espiral de Tesla na formação de professores, como uma estratégia metodológica, pode contribuir efetivamente na re(siginificação) da multiplicação promovendo impactos no processo de ensino e aprendizagem. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, pois apresenta a Matemática como uma criação humana, os discentes  percebem que a mesma passou por diversas transformações ao longo do processo histórico, compostas de erros e acertos e, assim é possível  desconstruir, em alguns professores e alunos, a visão de que a Matemática é um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

TEODOSIO, E. de S. A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 233–240, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2930. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2930. Acesso em: 21 nov. 2024.