Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10695

Palabras clave:

Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Polya, Onuchic

Resumen

Neste artigo temos como objetivo analisar, utilizando a metodologia exploratória, as duas principais linhas teóricas acerca da resolução de problemas presentes em pesquisas no Brasil – de Polya e do grupo criado por Onuchic, com vistas às aproximações possivelmente existentes. Polya é pioneiro nesta área ao propor uma heurística própria para a resolução de problemas em matemática, trazendo em seu livro A Arte de Resolver Problemas (1945), possíveis abordagens para sala de aula, com problemas e estratégias para auxiliar professor e estudante. Já no final da década de 1980, Onuchic propôs, juntamente ao seu grupo de pesquisa, o Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), outra abordagem acerca da resolução de problemas, denominada Ensino-Aprendizagem-Avaliação. O GTERP se baseia em uma metodologia de ensino de matemática através da resolução de problemas. A partir da análise, percebemos que existem incompreensões do método de Polya, sendo entendido como um algoritmo para se tornar um bom resolvedor de problemas, quando na verdade propõe direcionamentos metodológicos ao professor. Com isso, as duas linhas são semelhantes no que tange a importância do diálogo entre professor e estudante durante a resolução de problemas e seus papeis durante as aulas, sendo posicionadas teoricamente no ensino através da resolução de problemas. Porém, enquanto o GTERP centra-se na avaliação e no trabalho em grupo propiciados através da resolução de problemas, Polya tem como foco possíveis situações que que possam ocorrer durante a resolução.

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Biografía del autor/a

Eduardo Rafael Zimdars, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT/UDESC), licenciado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem interesse em temas relacionados à Educação, mais especificamente, sobre a formação de professores que ensinam matemática, ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, Assimilação Solidária, Estudo de Aula.

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987), cursou Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Especialização em Psicopedagogia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim (2010), Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino - PPGE:TPEn - UFPR (Mestrado Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Matemática - PPGECM - UFPR (Mestrado acadêmico). Docente das disciplinas de Metodologia do Ensino de Matemática no curso de Pedagogia. Docente das disciplinas de Metodologia de Ensino de Matemática no Curso de Matemática. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam matemática (NEPPREM) e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática GPEACM UFPR. Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matematica NUPPEM UFPE. Membro do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ANPEPP. Desenvolve estudos e pesquisas voltados para a formação de professores que ensinam matemática e para processos de ensino e aprendizagem da matemática, com maior ênfase nos Anos Iniciais e na Educação Infantil.

Citas

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Publicado

2023-10-28

Cómo citar

ZIMDARS, E. R.; AGRANIONIH, N. T. Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–16, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10695. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10695. Acesso em: 22 nov. 2024.