UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores

  • Bruna Maria Vieira Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Mikaelle Barboza Cardoso
  • Jane Bezerra de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.3935

Palavras-chave:

Sequência Didática; Teorema de Pitágoras; Construções Geométricas; Ensino-Aprendizagem; História da Matemática.

Resumo

O presente trabalho sugere uma sequência didática, com o objetivo de compreender as possiblidades metodológicas de ensino do Teorema de Pitágoras, mediante construções geométricas, com uso de régua e compasso. O estudo adota a abordagem qualitativa e parte de uma revisão bibliográfica acerca do ensino do Teorema de Pitágoras, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento resultou em 19 produções, das quais 13 foram selecionadas. Entre os autores que subsidiam a discussão, destacam-se: Silva (2014), Stegani (2014) e Cupaioli (2016). A proposta de ensino apresentada, está ancorada na tendência História da Matemática e ressalta os quatro casos da construção de triângulos retângulos, propostos no livro Traçados em Desenhos Geométricos. Como resultado dessa pesquisa observa-se que a partir das construções geométricas amplia-se as possibilidades de ensino-aprendizagem da Proposição, de modo a permitirem a abordagem de conceitos elementares da geometria, bem como o estudo dos ângulos. Conclui-se que é possível aproximar a Matemática dos alunos através de práticas docentes que conduzam uma aprendizagem significativa e que incentivem o protagonismo dos alunos na construção do saber. Defende-se também que o resgate histórico do Teorema de Pitágoras permite (re)significar o seu estudo para os discentes e compreende uma forma de evidenciar a presença da Matemática em nosso cotidiano. Compreende-se que o ensino precisa ser democratizado e a educação deve ser justa e igualitária e, portanto, é fundamental que o conhecimento matemático seja acessível a todos os alunos, reconhecendo, dessa forma, que a eles deve ser dado o direito de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

VIEIRA GONÇALVES, B. M.; BARBOZA CARDOSO, M.; BEZERRA DE MORAES, J. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 102–116, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.3935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3935. Acesso em: 20 abr. 2021.