Mulheres na Pós-Graduação em Matemática: desafios e perspectivas em um campo de dominação masculina
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13915Palavras-chave:
Mulheres, Pós-Graduação, Matemática, Dominação MasculinaResumo
Neste artigo, problematiza-se as mudanças no equilíbrio de gênero em algumas universidades da região Sudeste brasileira, no que se refere a programas de pós-graduação (PPG), com foco nas áreas de matemática e educação matemática. As análises ocorreram com base em informações contidas nos sites dos PPG da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerando o recorte temporal de 2003 a 2023, sob uma perspectiva do histórico da presença feminina nessas instituições. A pesquisa realizada foi qualitativa do tipo exploratória e a coleta de dados teve como base informações sobre os discentes dos PPG citados, explorando-se, a partir de dados numéricos, uma visão qualitativa da quantidade de homens e mulheres que cursaram mestrado e doutorado no recorte temporal. Esse movimento auxiliou a destacar as questões de desigualdades de gêneros existentes e as possíveis razões para haver tais discrepâncias. Concluiu-se que as razões por trás da disparidade de gênero encontrada incluem fatores históricos, sociais, culturais e institucionais que influenciam a escolha de carreira das mulheres e sua permanência na matemática.
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