Mulheres na Pós-Graduação em Matemática: desafios e perspectivas em um campo de dominação masculina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13915

Palavras-chave:

Mulheres, Pós-Graduação, Matemática, Dominação Masculina

Resumo

Neste artigo, problematiza-se as mudanças no equilíbrio de gênero em algumas universidades da região Sudeste brasileira, no que se refere a programas de pós-graduação (PPG), com foco nas áreas de matemática e educação matemática. As análises ocorreram com base em informações contidas nos sites dos PPG da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerando o recorte temporal de 2003 a 2023, sob uma perspectiva do histórico da presença feminina nessas instituições. A pesquisa realizada foi qualitativa do tipo exploratória e a coleta de dados teve como base informações sobre os discentes dos PPG citados, explorando-se, a partir de dados numéricos, uma visão qualitativa da quantidade de homens e mulheres que cursaram mestrado e doutorado no recorte temporal. Esse movimento auxiliou a destacar as questões de desigualdades de gêneros existentes e as possíveis razões para haver tais discrepâncias. Concluiu-se que as razões por trás da disparidade de gênero encontrada incluem fatores históricos, sociais, culturais e institucionais que influenciam a escolha de carreira das mulheres e sua permanência na matemática.

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Biografia do Autor

Daiana da Silva Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Matemática - Licenciatura pela Univeridade Federal do Espírito Santo.

Karina Siqueira Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Alana Nunes Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007/2010), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2011/2013) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017/2020). Possui interesse em conhecimentos de Educação Matemática, Formação de professores, Ensino de Matemática na Educação Básica. É professora Adjunta II do corpo docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)/Alegre atuando, principalmente, na formação inicial de professores de Matemática. Atualmente, é docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEDUC), atuando na linha de pesquisa de Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

OLIVEIRA, D. da S.; SANTOS, K. S.; PEREIRA, A. N. Mulheres na Pós-Graduação em Matemática: desafios e perspectivas em um campo de dominação masculina. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–22, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13915. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13915. Acesso em: 28 abr. 2025.